Carregando...



Como fazer camisa Sonic, The Hedgehog vintage

como+fazer+camisa+sonic+the+hedgehog+vintage

Ah, bons tempos de Mega Drive e perguntas do tipo "por que não existe Sonic pra Super Nintendo?". Todo mundo já foi noob um dia, ok? Hoje vou ensinar a customizar uma simples camisa com a cara azul do porco-espinho mais famoso dos games! É simples, é fácil e você vai ver que com a mesma técnica é possível criar várias outras estampas (pra estampar, inclusive, as paredes da casa!).

MATERIAIS:


  1. Camisa 100% algodão (a cor fica a seu critério, mas escolhi cinza quase dois tamanhos maiores do que uso, pois geralmente corto as golas e mangas [curto o estilozinho das roupas largas em gente magrela])
  2. Tinta para tecido na cor azul
  3. Papelão
  4. Molde (que será o resultado do uso do estilete com a cartolina)
  5. Fita adesiva/crepe
  6. Estilete muito bem afiado
  7. Pincel batedor (o redondinho) e pincel de cerdas chatas. O batedor pode ser substituído por um pedaço de esponja de lavar louça
  8. Cartolina em qualquer cor, não importa

COMO FAZER O MOLDE:

Desenhar com o uso de um molde é uma técnica conhecida como stencil (ou estêncil), muito usada por grafiteiros em suas artes nas paredes. Para fazer o molde do Sonic, você vai ter que baixar a imagem que disponibilizei AQUI e prestar atenção no que vou falar agora.

Os olhos do molde têm seus interiores conectados à parte branca ao redor da cabeça. Isso é importante pois, na hora de cortar esse desenho na cartolina sem usar essas pontes, ou seja, com o desenho "cru", vai ficar apenas a silhueta da cabeça, sem o detalhe dos olhinhos, já que os mesmos cairão com o pedaço cortado. As pontes fazem com que, mesmo cortando a silhueta da cabeça, os olhos não caiam.

Repare na imagem como os olhos, quando cortados errados, se separam do stencil. Quando cortados certos se conectam perfeitamente para que, nas áreas em branco, a tinta fique impedida de tocar o tecido, formando assim o desenho na camisa.


Para cortar certo, é necessário seguir a "linha de corte" da imagem abaixo. No molde que disponibilizei para que você imprima e recorte, é só usar o estilete para tirar toda a parte azul do desenho. Assim você terá seu molde cortado e pronto pra uso.
 

DICA: ao invés de usar cartolina para fazer moldes de stencil, pode-se usar aqueles resultados de raio-x velhos (que sua avó deve ter aos montes) depois de mergulhados em água sanitária, lavados e secos. Ao contrário da cartolina, que pode ficar inutilizada logo depois do primeiro uso, a chapa de raio-x pode ser lavada para repetir o desenho quantas vezes necessárias.

FAÇA VOCÊ MESMO:


  1. Coloque o pedaço de papelão por dentro da camisa. Ele vai ajudar a manter o tecido firme para a entrada da tinta (com as porradas do pincel ou o uso da esponja) e impedir que a parte de trás seja manchada (depois que mancha, não dá pra tirar)
  2. Posicione o molde pronto na altura que você achar melhor e prenda-o com a fita adesiva (eu uso fita crepe, mas obtive bons resultados com a adesiva, que cola menos e tem mais risco de soltar o molde e borrar a porra toda)
  3. Sacuda o potinho de tinta até a mesma encharcar a tampinha. Mergulhe a ponta do batedor ou o pedaço de esponja e dê leves, mas generosos golpes. Só cuidado para não mover o molde de lugar, já que é ele quem impede a tinta de borrar a silhueta toda. No começo dá medo, mas depois que pega o jeito, vai rápido. 
  4. Retire o molde depois que a tinta secar. Você vai ver que as pontes deixaram marcas sem tinta, que poderão ser corrigidas com o uso do pincel chato (chatiadíssimo). É fácil, relaxa.

Depois é só usar. Acho que é uma peça super saudosista, que uso pra misturar meus visuais mais rocker, hippie e gamer, às vezes. Sou bem eclético, então ela tem espaço no meu armário como coringão, pois é divertida, que todo mundo para pra olhar e dizer: "bons tempos!".

Aproveite pra assistir o vídeo novo do meu canal SEM H no Youtube! 



Comente com o Facebook:

Últimos Artigos