Carregando...



Como pintar skate de preto

como+pintar+skate

Sábado vou postar parte do meu diário de quem começou a andar de skate depois dos 20 anos. Gastei R$ 294,00 comprando ótimas peças (sinto no pé quando comparo com amigos que compraram de outras marcas) mas não tinha na cor que eu queria. O que fiz? Já que o skate ia arranhar mesmo, por que não pintá-lo de preto, deixando como sonhava?

Pintar um skate tem menos mistério do que parece, ainda mais pro cara que pintou quase todos os móveis do próprio quarto, tendo de lixar cada um na mão. Falando nisso, vamos aprender sobre lixas? Lixar e pintar é o que você precisa saber pra deixar teu shape (a parte do skate onde você pisa) bonitinho. Olha como era:


Cada lixa é definida pelo número de granulometria, ou seja, o tamanho dos grãos que a compõem para remover camadas de uma superfície. Quanto menor o número da lixa, maior serão os grãos. Por isso é comum usar dois tipos de lixa para dar acabamento perfeito antes da tinta, usando uma de número baixo, para remover a parte grossa de verniz, por exemplo. Depois usa-se um número mais alto para uniformizar os cortes e desníveis causados pela lixa anterior. Simples.

MATERIAIS


1. Compre tinta esmalte sintética, pode ser de latinha ou spray, mas na hora de aplicar as coisas mudam. Se optar pela latinha (que vem mais tinta por quase o mesmo preço), vai precisar de um rolinho e um prato de tinta. Se quiser o spray, só vai precisar da lata e a uniformidade da aplicação é muito melhor, assim como o tempo de secagem fica mais rápido. Vai do gosto de cada um. 

2. Duas ou três lixas de 120

3. Duas ou três lixas de 100


FAÇA VOCÊ MESMO

1. Sem segredos, desmonte o skate (aprenda nesse vídeo como fazer) e posicione a parte a ser pintada do shape pra cima. Comece com a lixa de 100, a grossa, para remover a resina super chata que vem nele. Você vai suar um pouquinho pois essa resina é pra diminuir o número de arranhões no seu shape enquanto anda, é bem resistente. Sempre lixe de uma ponta a outra, jamais de cima pra baixo. Por quê? Pra ficar uniforme. Não lixe em várias direções. Siga o exemplo abaixo:



2. Reparou que a lixa grossa (de 100) marcou bastante o shape? Agora é só acertar isso com a lixa de 120. Se quiser ainda mais uniformidade, pode usar um número mais alto depois. 

3. Se for usar o rolinho, dê a primeira demão e espere entre 15 e 30 minutos até dar a segunda. Dê quantas demãos forem necessárias. No spray, entre 3, 5 ou 8 minutos você pode aplicar uma demão, sendo que a primeira precisa ser beeeem de leve, quase que invisível, para criar uma superfície em que a tinta cole tranquilamente. 

4. Espere secar entre 12 e 24 horas (se pintou de spray) ou entre 24 e 48 horas (se pintou de rolinho), monte tudo de novo (só rever aquele vídeo de cima) e, BANG, tá pronto!

E fica foda demais!

Amo a cor preta e minha vontade maior, apesar de meu shape ser bonitinho e colorido, era ter um skate todo dessa cor. Tive de pintar o truck também, aquele suporte de ferro que segura as rodinhas, sabe? O processo de lixamento é o mesmo, só que pelo formato é bem chato fazer um trabalho bem feito. Dá pra pintar com rolinho? Dá. Mas com spray é o dobro de facilidade.


Agora vá andar!

Comente com o Facebook:

Últimos Artigos