Carregando...



Como fazer camisa hippie (spiral tie dye)

como+fazer+camisa+hippie

Tendência lá nos anos 70, feitas pelas mãos dos próprios hippies, as camisas tingidas em espiral (spiral tie dye) retornaram nos dois últimos anos com vigor. No post sobre o estilo do filme Jovens Bruxas, fiquei de ensinar a fazer a sua própria, que é bem simples e barata. A tinta rende pra duas camisas, por exemplo, e custa micharia. Vem aprender agora!


MATERIAIS

• Camisa 100% algodão branca;
• Tinta para tingir tecido de algodão nas cores azul-turquesa, rosa-maravilha, amarelo e verde claro; 
• Barbante ou elástico;
• Grelha de churrasco.


FAÇA VOCÊ MESMO


1. Marque o ponto na camisa de onde a espiral vai sair. A minha fiz no meio, mas é possível começar a espiral de qualquer ponto. 

2. Como se fosse beliscar alguém, segure o ponto com o dedo indicador e o dedão, girando o tecido no sentido horário.

3. Quando terminar de girar o tecido como se estivesse beliscando a camisa, ela vai parecer com esse bolo.

4. Pra manter a forma, prenda bem com elástico ou amarre com barbante. Tá vendo que ele formou fatias? Elas serão úteis pra sabermos quanto de tinta teremos de jogar em cada parte no próximo passo.

5. A diluição da tinta deve ser seguida conforme a embalagem, mas recomendo usar apenas METADE de cada tubinho para cada camisa. Por quê? Porque senão a cor fica forte demais, mas aí é questão de gosto. A tinta é baratinha, custa mais ou menos R$ 1. Depois de diluir, ainda quente, apoie a camisa amarrada na grelha de churrasco sobre um tanque ou balde e jogue alternadamente em cada fatia, tendo cuidado para não "vazar" tinta para as outras fatias. Como a grelha é furada, a água não ficará acumulada no fundo, entrando no tecido e saindo logo em seguida, sem manchar. Certifique-se de jogar tinta o suficiente para penetrar na parte amarrada. Depois que fizer o processo de um lado (na parte da frente), faça do outro (trás) sem medo. 

6. Espere mais ou menos 24 horas e abra a camisa, deixando-a secar por mais 24 horas. Depois de mais 48 horas, lave-a sozinha, na mão, para que o excesso de tinta saia. Se preferir, pode usar um fixador de tinta, vendido junto com os tubinhos de tingimento, ou usar uma mistura de água, sal e vinagre, para que a tinta pare de "sangrar". É só mergulhar a camisa e deixar um pouco.


Dá pra repetir o efeito em cortinas, meias, roupas de cama e em diferentes cores! É tão baratinho e simples que vale a pena experimentar bastante!

Comente com o Facebook:

Últimos Artigos