Carregando...



Siberia (2013)


Reality shows como Big Brother e No Limite não têm nada de realidade. Siberia é zoação de terror a esses programas, série que finge ser um reality show onde as coisas saem do controle. É como assistir um programa dentro de um programa, só que com algo a mais: algum tipo de monstro tá matando geral. E os sustos são muito bons pra produção barata... 

Dezesseis participantes de todo o mundo são escalados pra participarem desse reality onde precisam habitar uma pequena vila, desenvolver suas próprias regras sociais e lidar com quaisquer contratempos que tiverem por si próprios, sem auxílio médico, sem nada. Algo como jogar o homem moderno num universo sem internet, eletricidade e, mesmo que por pouco tempo, sem fogo e comida.

Os que resistirem até o fim, dividem o prêmio de 500 mil dólares. Os que não estiverem mais confortáveis só precisam atravessar a linha de desistência, apertar um botão e esperar o helicóptero para levá-los de volta pra casa sem um tostão. Ah, o local? Tunguska, no meio de uma floresta extremamente longa e densa sem sinal algum de vida nos arredores da Sibéria. Além de animais selvagens, obviamente. 

O que não sabem é que há algo estranho na floresta. Reza a lenda que uma vila inteira, com 14 pessoas, desapareceu da noite pro dia sem deixar rastros. E os participantes passam a vivenciar situações que não conseguem explicar, como sons de animais irreconhecíveis, luzes no céu e vultos passando no mato com jeitinho de A Bruxa de Blair. Alguns acham que é a produção tentando assustá-los, mas é quando um dos participantes morre sem explicação que a fé do povo é posta a prova: suas vidas podem estar em risco. Elas valem 500 mil dólares?

Essa brincadeira de montar reality show imaginário dentro da série funciona bem pra caramba. As câmeras são os próprios cameramen, que interagem com os outros jogadores como se tudo que estivéssemos vendo fosse ao vivo, realmente gravado de um Atividade Paranormal. E você fica tão preso nos diálogos e discussões sociais sem muito benefício real pra trama, que te deixa distraidinho pra um susto daqueles. Olha, tem muito tempo que não tomo susto com série de TV! Essa fez bonito logo no Piloto.

As opiniões estão divididas: alguns acham ficção barata, só pra ocupar espaço na grade, que não vai durar. Outros acham uma novidade divertida. É ficção barata mesmo. Os atores não são os melhores do mundo mas fazem seus papéis muito bem (quase sempre). E Siberia não nasceu pra durar 17 temporadas e ganhar um filme. Ela é descartável. Mas é interessante pra caramba!

Até descobrirem se o que tá ameaçando a vida da galera é de outro planeta ou é zoeira da produção mesmo, dá pra enrolar até o final dessa temporada, pelo menos. Então a série fica limitada a um tipo especial de telespectadores: os que não têm medo de coisas novas. Odeio reality show por suspeitar que é tudo armação, mas aqui é diferente: você sabe que é tudo de mentirinha! E ainda tem gente morrendo! Não poderia ter motivos melhores pra assistir...

Siberia passa no canal NBC nos Estados Unidos, vai ter exibição até o dia 2 de setembro de 2013 (fechando com dez episódios essa temporada, se não for cancelada) e ainda não tem previsão de estréia na nossa terrinha. Não falta link na internet pra baixar — principalmente por torrent.

Vai dar uma chance? Trailer sem legendas, com áudio em inglês :( Infelizmente não tem português:


Comente com o Facebook:

Últimos Artigos