Carregando...



5 estilos literários pra amar Neil Gaiman

neil+gaiman

Além de ser uma das pessoas mais fodas que atualmente habita esse nosso planeta, e de ser metade de um dos casais mais talentosos/lindos/inspiradores/incriveis da atualidade (a outra metade é Amanda Palmer, se não a conhece, por favor, conheça), Neil Richard Gaiman também é um escritor tão mágico que não importa o estilo que ele resolva escrever: o resultado será sempre maravilhoso.

Conheci Gaiman em 2008 quando meu súbito interesse por quadrinhos me levou em direção à Vertigo (selo adulto da DC Comics) e consequentemente ao Neil. Quando menos percebi, já tinha virado meu escritor favorito. Se você não gosta de quadrinhos, não tem desculpa pra não gostar do Neil, porque ele já escreveu em todos os estilos possíveis (e lança livro novo quase todo ano, o que pra mim, como leitora, é maravilhoso), e aqui estão meus cinco favoritos:



1. QUADRINHOS

Sei que acabei de falar "se você não gosta de quadrinhos..." mas precisava falar de Sandman, primeira obra que li do N.G.. É mágico e perturbador ao mesmo tempo, tipo de obra que você não pode viver sem ter lido pelo menos um arco. Ele escreveu muita coisa de HQs, inclusive Batman, mas vale a pena fazer uma menção honrosa à minissérie Livros da Magia, que já foram comparados a Harry Potter milhões de vezes, só que é mais dark e misterioso.



2. CONTOS

Tenho duas coletâneas de contos do N.G., o Coisas Frágeis 2 e o M is for magic. Vão do terror à ficção-cientifica sem dificuldade alguma. Meus favoritos são Como falar com garotas em festas e O pássaro do sol.



3. INFANTIL

Dois dos meus livros favoritos dele são infantis: Coraline (que virou filme em 2009) e O livro do cemitério (que provavelmente vai virar filme em algum momento, existem boatos nesse sentido). As personagens infantis do Gaiman são de uma braveza que sempre quis ter e nunca tive, aliás, as personagens meninas dele são maravilhosas.


4. ADULTO
Não sei por que classificam O oceano no fim do caminho como adulto, acho que tá no mesmo estilo do Livro do cemitério, e foi um dos melhores livros que li esse ano. História curta, porém mágica (e o final é surpreendente). Outro livro que gosto muito é Os filhos de Anansi, embora sempre falem mais de Deuses americanos, que também não deixa de ser ótimo.



5. FANTASIA

Na verdade todos os livros do N.G. tem fantasia pelo meio, mas o que tem mais ares de conto de fadas é Stardust. Li ele em formato de graphic novel, mas também existe a versão em romance (e tem o filme inspirado no livro).


Minhas obras do Gaiman!


BÔNUS: POESIA

Neil não escreve muita poesia mas tem algumas nos livros de contos dele. Minha favorita é Instruções e um de meus trechos favoritos é esse:

Lembre-se de seu nome.

Não perca a esperança – o que você procura será encontrado.
Confie em fantasmas. Confie naqueles que você ajudou para ajuda-lo na vez deles.
Confie em seus sonhos.
Confie em seu coração, e confie em sua história.

P.S.: Neil também já escreveu alguns roteiros de episódios de Doctor Who, mais um motivo pra eu (e você) amá-lo pra sempre.


FacebookVisite o site dela!InstagramConheça o autor

Comente com o Facebook:

Últimos Artigos