Carregando...



5 benefícios da leitura

beneficios+leitura

Sexta feira de manhã, num dia em que eu não queria nada com a vida (eu odeio sextas-feiras, me julguem). Assim que acordei, me deparei com a mensagem de um amigo meu: “conheci um menino super legal que tem um site chamado Discípulos de Peter Pan e ele tá procurando uma pessoa para escrever sobre livros. Pensei em vc”. Li a mensagem rápido.

Nem respondi na hora, mas imediatamente meus olhos brilharam de alegria. “Vou fazer isso”, pensei, embora tenha uma preguiça medonha de escrever (basta olhar meu blog pessoal pra perceber isso), eu desenvolvi essa mania de dizer sim pra qualquer projeto legal que me apareça, e escrever sobre uma das minhas coisas favoritas de todos os tempos? HELL YEAH!


Fonte da imagem: raggedyreader.tumblr.com

Meu nome é Lily (desde que convenci todo mundo que me chamo Lily no primeiro dia de faculdade) e eu sou aquela moça que tá sempre lendo no ônibus pro trabalho, que raramente consegue passar numa livraria sem comprar pelo menos um livro. Ia começar contando toda a história de como me tornei essa pessoa que lê muito, mas provavelmente ninguém liga pra isso, então vou apenas tentar convencer os que ainda não descobriram as maravilhas da literatura, porque é mais legal ser uma pessoa que tem sempre um livro na mochila do que não ser:


1. TE AJUDA A FAZER AMIGOS

Na verdade, qualquer coisa que tenha um grupo de fãs te ajuda a fazer amigos. A regra é: é do mesmo fandom (fãs do mesmo tema) que você? Já tem mais 50% de ser seu amigo. Perdi as contas de quantos amigos fiz por causa de Harry Potter, por exemplo. A dica é virar pro ser humano que você quer ser amigo e perguntar: Já leu [insira o nome de um livro que você gosta aqui]? Se a pessoa responder "sim", você diz: “E ai? O que tu achou dele?”, se não você diz: “Olha, você devia ler porque [insira razões do porquê você gosta do livro em questão]”.



2. VOCÊ SEMPRE VAI TER ASSUNTO

Discussões sobre livros são praticamente infinitas. Vai começar a falar com a pessoa sobre livros, que vai levar a um debate sobre se o livro é pior do que o filme, aí alguém vai dizer: “li esse livro num momento tão foda da minha vida...” e quando perceber, vocês vão estar falando sobre vida, o universo, e tudo mais. Vai por mim, é sempre assim.


Imagem: 100fd.com


3.  TER UMA ESTANTE LINDA

Você vai causar inveja nos inimigos porque sua estante é muito mais legal do que a deles. Um quarto com uma estante cheia de livros é, automaticamente, mais interessante do que um quarto sem livro nenhum. Além do mais, comprar livros dá mais prazer do que comprar qualquer outra coisa — uma vez que você comece, é impossível parar (mas não adianta nada comprar e não ler, viu?).



4. TER O QUE FAZER EM MOMENTOS CHATOS

Naqueles dias em que tem de esperar horas pra ser atendido no dentista, ou fica preso num engarrafamento terrível, ou tem que fazer uma viagem longa. Em vez de ficar olhando pro nada e pensando na morte, por que não se perder numa história completamente diferente do que esse momento chato da sua vida? Leio no ônibus pro trabalho porque é o único tempo que tenho pra ler, e às vezes o trajeto pro trabalho acaba sendo a melhor parte do meu dia.



5.  BIENAIS/PALESTRAS/CONVENÇÕES...

Sem querer soar nerd demais, mas sim, palestras com escritores são MUITO LEGAIS. Você sempre sai com informações novas sobre os livros e autores que gosta. Isso é uma descoberta recente na minha vida, de alguma forma sempre dou um jeito de nunca conseguir autógrafos no final da palestra, mas espero mudar isso algum dia. E nas bienais tem os lançamentos, as promoções, pena que é só uma vez a cada dois anos...


FacebookVisite o site dela!InstagramConheça o autor

Comente com o Facebook:

Últimos Artigos