Carregando...



Como usar PSS em Pokémon XY?


De sexta pra sábado, consegui levar meus exemplares de Pokémon XY. Até domingo, só tinha dormido 5 horas. Tem tanta coisa maneira pra fazer... uma delas é registrar um monte de amigos num sistema chamado PSS (Player Search System), pois dá pra ver quem tá online jogando, chamar pra batalhas, trocas e chat por voz! Vou ensinar a aproveitar ao máximo essa função.


COMO REGISTRAR AMIGOS?

Pelo Friend Code do próprio Nintendo 3DS. Lembra que até as versões Black 2 e White 2 você tinha o Friend Code do console e outro dentro do jogo? Agora é tudo junto! Por isso, tendo adicionado qualquer pessoa como amiga no 3DS (e ela tendo te adicionado de volta), ele automaticamente fará parte da sua rede PSS quando jogar Pokémon XY. 

Não sabe como registrar amigos no 3DS? Olha o tutorial aí embaixo:




NINGUÉM APARECE ONLINE NO PSS

Depois de ter adicionado todo mundo, ninguém tá aparecendo online? É porque existem duas formas de conexão com essa ferramenta. Pra mudar de Wireless Local para Internet Wi-Fi, é necessário clicar no botãozinho azul à direita, no topo da tela de toque do PSS. Assim você ativa e desativa sua conexão com a internet.

Ligar internet no PSS de Pokémon XY

Vamos saber um pouco mais sobre as duas opções de acesso: 

WIRELESS LOCAL é usado pra quando seus amigos estão perto de você. Os 3DS se reconhecem automaticamente e trocam informações pra ver quem tá online. Dessa forma, não é necessário utilizar conexão à internet via wi-fi.

INTERNET WI-FI é pra usar quando os amigos estão longe, através da rede wi-fi de sua casa ou shopping, por exemplo. As funções são as mesmas de wireless local, só que os Passersby são do mundo todo, quem estiver conectado naquele instante. 



FRIENDS, ACQUAINTANCES e PASSERSBY

Essas três categorias mostram pessoas que se envolveram no PSS com você. A primeira, Friends, são aqueles registrados no seu Nintendo 3DS pelo Friend Code. Acquaintances são pessoas com quais você interagiu (trocou, batalhou, conversou) mas não adicionou no console. Passersby são as que passaram perto de você.

Esse último, quando o PSS tá conectado via Wireless Local, passaram por você de verdade, fisicamente, utilizando o Street Pass. Quando conectado via Wi-Fi, vem gente do mundo todo, sem limites de país ou nível dos pokémon. É uma rede social pra treinadores.



OUTRAS OPÇÕES

Clicando no botão do meio, você abre um novo menu, com várias outras opções, incluindo a Global Trade Station (GTS) e Game Sync (depois farei mais tutoriais sobre isso). Vamos conhecer todos, um por um: 



BATTLE aqui você pode batalhar com qualquer pessoa usando a conexão infravermelha do seu cartucho, pelo Wireless Local, ou pelo mundo todo com Wi-fi. É diferente de batalhar com Passersby porque o jogo busca automaticamente pelo globo, não se limitando apenas a quem aparece online pra você. 

TRADE é a mesma coisa que batalha, mas pra trocas de pokémon (e itens equipados neles).

BATTLE SPOT é a ferramenta que necessita da sua conta na Pokémon Global Link (PGL) pra participar de torneios ou modos de batalha livres. É nessa área que você ganhará pontos por vitória pra aparecer no ranking mundial.

WONDER TRADE é uma troca às cegas: você envia um pokémon qualquer e recebe um pokémon qualquer. É pra quem deseja brincar com sorte. Seja maneiro, tá? Nada de ficar enviando Scatterbug ou Caterpie pras pessoas. Mande pokémon e itens interessantes, seja descolado.

SHOUT-OUT é tipo um status do Facebook. Você escreve uma mensagem e ela aparecerá para outras pessoas. Se tiver dificuldades no game, se estiver feliz por alguma coisa ou procurando um pokémon específico, edite seu Shout-Out. 

HOLO CASTER serve para receber notícias oficiais e sobre o histórico de seu jogo, dizendo quantas pessoas você conheceu por Street Pass, quantos PokéMiles adquiriu (são pontos pra trocar, depois tem tutorial melhor) e afins. 

GTS a Global Trade Station é uma busca aprimorada por pokémon no mundo todo. Você digita o nome do monstrinho que quer (na última opção) ou seleciona um que já tenha visto na sua Pokédex, escolhe o sexo (quando você digita nome, essa opção fica invalidada), o level e o busca. Também dá pra depositar um seu na GTS, definir qual pokémon quer de volta, e deixar lá até alguém aparecer pra trocar. Futuramente vou fazer um tutorial maneiro também. 

GAME SYNC é o sistema pra receber tudo que conseguir utilizando a Pokémon Global Link (PGL) no computador e ainda salvar seus recordes no seu perfil online da própria PGL. É uma sincronização direta do seu jogo com suas informações na internet. 

O-POWER são poderes que você "empresta" pros seus amigos no PSS, para ajudá-los em batalhas ou captura de pokémon, por exemplo. Digamos que seu amigo te chamou no Facebook e disse estar com dificuldades pra vencer um líder de ginásio. Você envia um O-Power que aumenta o ataque dele, ajudando-o de longe. O-Power são conseguidos dentro do jogo.

FAVORITES LIST é uma lista com todos os seus amigos favoritos. Ao clicar no ícone deles, no rodapé da tela, tem como marcar uma bolinha pra adicionar pessoas como favoritas. 

PROFILE você edita seu próprio perfil, como ele vai aparecer pra outras pessoas. Tem perguntas como "o que você faz pra viver" ou "qual estilo de música prefere". Dá pra mudar seu ícone e selecionar uma foto sua (não dá pra acessar a câmera do PSS, a foto tem que estar salva no 3DS antes) pra expôr e mudar sua mensagem pessoal. 

PSS SETTINGS são opções diversas pra controlar seu Player Search System:

Communication-Request Settings define quais categorias (friends, acquaintances ou passersby) podem se comunicar com você. 

Disable PSS Communication desliga o PSS.

Trainer PR Video te dá a opção de deixar seu PR Video (apresentação em vídeo curtinha de seu treinador no jogo, depois falarei mais dessa parada legal) público ou privado.

Game Chat liga ou desliga as chamadas por voz utilizando o PSS. 


___________

A semana temática Pokémon XY foi ótima, fez o site bater recorde de acessos e, por isso, decidi criar a coluna Pokémon pra ser fixa. Esse é só o primeiro tutorial de muitos que virão, além de artigos sobre comportamento envolvendo a franquia, como arranjar novos amigos pra jogar e dicas diversas. 

FacebookYoutubeTwitterConheça o autor

Comente com o Facebook:

Últimos Artigos