Carregando...



Como Usar Super Training em Pokémon XY + o que são EVs, Stats e Status?

Leia todos os artigos de Pokémon

Super Training é a forma mais fácil de deixar seus monstros mais fortes: aumentando seus Effort Values (os famosos EVs). A cada 4 pontos ganhos no Super Training, um stats específico do pokémon ganha bônus de 1 ponto quando ele chegar ao nível 100. Parece complicado, mas é muito simples de entender — e bastante divertido de brincar. Vamos decifrar isso agora!


O QUE SÃO STATS? E STATUS?

Hit Points (HP), Attack (Atk), Defense (Def), Special Attack (SpA), Special Defense (SpD) e Speed (Spe) são os stats, atributos que aumentam o poder dos ataques. Status são as condições em que seu Pokémon se encontra em batalha: burn (queimadura), paralysis (paralisia), freeze (congelamento), poison (envenenamento), sleep (sonolência). Não confunda as duas coisas, pois são diferentes, tá? O Super Training aumenta seus stats, não os status.

Hit Points é o "sangue" de seu pokémon, o quanto ele aguenta de porrada até desmaiar;
Attack aumenta o dano de golpes físicos (como socos);
Defense aumenta a resistência contra golpes físicos;
Special Attack aumenta o poder de golpes não-físicos (como um raio lançado à distância);
Special Defense deixa o pokémon mais resistente a golpes especiais, não-físicos; 
Speed aumenta a velocidade do pokémon. 




Entender isso é essencial pra saber se seu pokémon deverá ser treinado pra ser mais forte fisicamente ou pra ataques especiais. Geralmente pokémon de pedra são muito melhores com golpes físicos do que psíquicos, por exemplo. É questão de lógica e observação.



EFFORT VALUES

Na hora de treinar seu bichinho, defina o papel dele dentro do time: quer que tenha ataques físicos (Attack) fortes? Ou vai ser melhor usando golpes especiais (Special Attack)? Definiu? Ótimo. Agora defina a segunda característica necessária pra ele se suportar em campo. Que tal uma combinação de ataques físicos mais fortes e uma defesa física grande? Pra isso, seria necessário elevar o Attack + Defense, certo? Certo. 

Mas se achar que será mais poderoso com golpes especiais e uma velocidade pra sair na frente de todo mundo, não seria melhor treinar o Special Attack + Speed? Deu pra entender como funciona? Sabendo do que seu pokémon precisa e do papel fundamental dele na equipe, saberá exatamente como treiná-lo. 

O Super Training não aumenta os stats diretamente! Quando ganha +4 em HP por exemplo, não está ganhando quatro pontos nos HP de uma vez. Na verdade, a cada 4 pontos ganhos no Super Training, o stats escolhido ganha UM ponto real. Então, se você ganhar +12 em HP durante um minigame do Super Training, não estará ganhando doze, mas 3 pontos de HP! Esses pontos que ganha no jogo se chamam Effort Values, ou EVs. 




Cada stats pode chegar ao máximo de 255 EVs (o que significa ganho real de 63 pontos). No gráfico do Super Training, dá pra ver quando chega ao limite. Sendo assim, passe para o segundo stats a ser treinado (também com máximo de 255 EVs). Quando treinar os dois stats desejados pra sua tática, a barra vertical verde estará mais cheia (ela representa o máximo de EVs que seu pokémon pode ter no total).

Com dois stats treinados ao máximo de 255 cada (digamos que SpA + Speed), seu pokémon terá o total de 510 EVs e não poderá mais receber nenhum ponto (a não ser que apague os que já ganhou, falarei disso abaixo). Como +4 pontos de EVs é igual a 1 ponto real, é mais inteligente treinar um stats de seu pokémon por múltiplos de quatro. Por isso jogadores experientes aumentam dois stats em 252 EVs (totalizando 504) pra sobrar 6 pontos pra gastar com qualquer outro atributo.


Tela inicial ou "Core Training"


As mudanças reais não acontecem na hora. Todo esse treinamento só terá ganho efetivo quando seu pokémon chegar ao 100º nível. Outra observação é que cada batalha dentro do jogo faz seu pokémon ganhar EVs indesejados, por isso é mais inteligente colocar um recém-nascido direto no Super Training, para que alcance o máximo de EVs no que foi planejado, impedindo que ganhe pontos indesejados de outras maneiras (muito cuidado com o Exp. Share ligado).

Complicado? Nem tanto, prometo! Pratique, leia mais sobre o assunto, e vai ver que funciona tranquilo. Vamos ao que interessa!



COMO USAR POKÉMON SUPER TRAINING

O pokémon não aumenta de nível ou ganha experiência no Super Training, apenas ganha EVs, tá bom? Tendo entendido tudo até agora, não há mistério algum: separados por stats, existem 6 minigames em três ranks diferentes + alguns extras para ganhar itens.

Rank 1 oferece +4 EVs no atributo escolhido — nível fácil
Rank 2 dá +8 EVs — nível intermediário
Rank 3 dá +12 EVs — nível difícil
Rank Extra é para pokémon com EVs no máximo. Dá pra descolar itens como pedras evolutivas e Wings. O Serebii tem uma lista completa aqui.

Tudo múltiplo de quatro (já que a cada 4 EVs = 1 ponto de atributo real, lembra?). Os minigames consistem em chutar bolas no gol defendido por um balão em forma de pokémon, que vai tentar te acertar tacando bolas também. Quanto mais alta a dificuldade, mais vão atacar de formas diferentes. No minigame do Tentacruel pra SpD, três balões roxos surgem pra tacar bolas em você. No do Graveler (pra Def), uma barreira surge com um ponto fraco móvel (alvo amarelo) que você precisa acertar pra fazer mais gols.



DICAS GERAIS

A tela superior do 3DS mostra seu pokémon, o balão inimigo, tempo restante e a quantidade de pontos. Nesses jogos, você não usa os botãos comuns, mas sim a stylus (ou cotonete, pra não arranhar a tela). Existem marcações na tela superior que são idênticas às da tela inferior, pra você clicar e tacar suas bolas contra o gol. O Circle Pad (analógico) faz com que seu pokémon se movimente em cima da base, permitindo desviar dos ataques inimigos e arranjar melhores ângulos pra chutar no gol.

Cada chute ao gol recebe uma quantia de pontos, dependendo do seu nível de energia e da quantidade de EVs no atributo deste treinamento. Quanto mais você treinar, maiores serão os pontos feitos. Antes de passar pro próximo rank, consiga a medalha do rank anterior ganhando a partida pelo menos uma vez (apenas no atributo que você está treinando) para que seus golpes sejam mais fortes.


Tela do minigame


Cada partida tem um limite de tempo e quantidade exata de pontos necessários pra fazer antes que o tempo acabe. Só que chutar rápido e desgovernadamente não é melhor do que esperar a barra de energia carregar e dar um chute mais poderoso. Por isso, existem esses dois tipos de ataque e uma defesa:

CHUTE RÁPIDO é o normal, clicando na tela o mais rápido possível pra enviar diversas bolas ao alvo. 

CHUTE CARREGADO é quando você pressiona e arrasta sua stylus na tela pra deixar o chute mais forte, com um brilho diferente. Solte a stylus quando marcar o alvo para fazer pontos altos. Só não demore pra soltar, senão perde o poder.

BARREIRA tá achando que só os inimigos podem usá-la? Que nada! Se você segurar "L", criará uma proteção contra boladas (hmm, que sugestivo) por alguns segundos! Muita gente não sabe e é útil pra cacete!



BAGS

Se deixar a tela do Super Training aberta (no que é chamado de Core Training), seu Pokémon poderá encontrar "bags". Socando a bag padrão, e a cada vitória num minigame, também dá pra ganhar um desses aleatoriamente. Basicamente, é um saco de areia que aumenta ou reseta stats, ou facilita o treinamento.


Lista de bags: você pode ter 12


Nome do Stat + Bag "S", "M" ou "L": aumenta o stat específico em +1, +4 ou +12 EVs, respectivamente.

Reset Bag: apaga todos os EVs treinados no pokémon. Acha-se de modo aleatório, socando a bag padrão na tela de Core Training. Parece difícil, mas requer paciência, vale a pena ter alguns.

Double-Up Bag: dobra os EVs que serão obtidos no próximo minigame que jogar.

Big Shot Bag: faz com que suas bolas acertem o gol facilmente.

Toughen-Up Bag: faz os golpes do inimigo ficarem fracos no próximo minigame.

Soothing Bag: aumenta a feclidade do pokémon.

Strenght Bag: aumenta os pontos feitos ao gol.

Pra usar, clique no ícone verde com um saco de areia no canto direito, escolha a bag, e bata até estourar.



POKÉRUS E POWER ITENS ACUMULAM EVs NO SUPER TRAINING?

Quando seu pokémon pega a doença chamada Pokérus, os EVs ganhos em batalha são multiplicados por dois, assim como o uso de Power Itens (como o Macho Brace) podem acrescentar pontos no treinamento EV contra outros pokémon. Dentro do Super Training não há formas de aumentar a quantidade de EVs ganhos além das bags, tá beleza?



CONCLUSÃO

Nunca foi tão fácil treinar EVs. Intuitivo, ágil, divertido, o Super Training vai transformar a maneira de deixar seus pokémon mais fortes pra batalhas e auxiliar você a matar tempo na fila do banco. A sensação é de estar jogando um minigame de Pokémon Stadium (só que sem as variedades), o que é nostálgico também. Infelizmente o post ficou grande, não pude inserir mais informações, mas o básico está aí.

Espero que se divirta tanto quanto me diverti! Se tiver coisas pra acrescentar — ou corrigir —, deixe nos comentários!

FacebookYoutubeTwitterConheça o autor

Comente com o Facebook:

Últimos Artigos