Carregando...



O que é procrastinação? Como curar isso?

Veja mais guias

É um dos cânceres psicológicos dos tempos modernos! Alguns acham que procrastinar é só adiar compromissos (como deixar de estudar pra prova) pra não ficar fazendo nada, tipo rolando a timeline do Facebook pra ver um monte de atualizações sem importância. É um câncer porque essa "preguiça" gera estresse e muita, mas muita culpa mesmo. Vamos conversar sobre isso?


O QUE É PROCRASTINAR?

"Procrastinação" é o adiamento quase eterno de um ato que (olha só) te faz ficar estressado, envergonhado em relação ao mundo que te cerca (e que produz mais rápido), culpado (por ter gasto "tempo útil" com inutilidades) ou faz perder a confiança em si mesmo. Exemplos claros é quando temos de sair, estamos em cima da hora, mas gastamos uns minutinhos a mais no computador sem fazer nada de importante. Ou quando deixamos de estudar pra comer sem estar com fome ou assistir um episódio de série (que sempre vira maratona).


Imagem: businessinsider.com

DANOS

Além do que já falei, o maior dano da procrastinação é a ponte que ela faz com estados emocionais como a depressão, sensação de estagnação (que nada vai pra frente) e vitimização (onde você se coloca como alvo dos males do mundo). Procrastinar é muito bom de vez em quando, mas lidar com responsabilidades não é fácil, principalmente quando há cobrança. Essa "preguiça" pra entregar trabalhos ou resolver problemas é reflexo direto do nosso estado interno.

Quando excitados sobre algo, a gente nem dorme, né? Mete a cara, faz pra ontem. Quando é pra algo que não nos deixa plenos, tendemos a alongar o tempo de "recreio" na tentativa de escapar das preocupações que virão a seguir. E isso, por sua vez, envolve medo de julgamentos, baixa autoestima ou autoconfiança, medo de represálias, ou enorme tédio. Então, se a procrastinação não é saudável, mas sim um estado de fuga constante, os danos podem ser maiores do que dá pra ver por cima.


Imagem: theadults.tumblr.com

QUEM SOFRE COM ISSO?

Pessoas ansiosas, muito sonhadoras (podem até ser realistas, porém focam mais na construção mental que na realização prática do que é imaginado), perfeccionistas/autocríticas impiedosas (que não estão satisfeitas consigo mesmas) e sempre os estudantes (quem nunca deixou pra fazer o trabalho no dia da entrega?) são alvos fáceis pra invasão desse botão de pânico. Dentro disso, existem aqueles que fogem das responsabilidades pra se ligarem ao que realmente interessa, e os que têm esse medo real de exposição das suas realizações.

Sendo assim, nem todo procrastinador é preguiçoso intencionalmente. Até pode parecer que não, mas o cara que se comporta com "deixarei pra fazer amanhã, pois vou estar com a cabeça vazia" talvez não esteja praticando a preguiça só pra relaxar. Os desse tipo, geralmente ficam com a responsabilidade martelando na cabeça, complicando o sono, impedindo até pequenos prazeres reais dentro dessa pausa. É a desculpa de alguém que não confia nas próprias capacidades, mesmo sem saber.

De qualquer maneira, todo ser humano está aberto para a procrastinação. Não existem pessoas que nunca passaram ou passarão por um momento desses e, de novo, se for de forma saudável, não há nada errado. 


Imagem: nickmiller.tumblr.com

COMO NÃO PROCRASTINAR

analise Se procrastinar estiver atrapalhando sua vida, primeiro entenda o que te faz desviar de seus objetivos. É porque não gosta do que tem que fazer? É um desses medos que falei ali em cima? Identificando o problema, você poderá se armar com as soluções necessárias. 

calcule soluções Sabendo as raízes do problema, veja quais as opções de resolução real e definitiva para ele. Se você é do tipo procrastinador-nervoso (que foge não por preguiça, mas por receio de encarar) vai achar essa tarefa um fardo e com certeza já vai ter aberto outra aba no navegador pra se distrair. Te digo: vale a pena investir em tempo pra se conhecer. Dá pra acabar com o que incomoda sem matar ninguém? É um emprego ruim? E se você se demitir? Ou se aprender a olhar a vida de outros ângulos, de uma forma mais positiva, tentando amar o que odeia? Ah, e tenha disciplina! Evite acessos repetitivos e sem sentido no computador ou internet (tente isso aqui).

saiba seu valor Pois entendendo que você é único em defeitos e qualidades (e que não tem nada de errado), saberá seu valor no mundo. Leia esse guia, talvez ajude. Assim você se cobrará menos e impedirá que outros façam o mesmo. 

___________


Lembre-se que procrastinar é gostoso quando feito com moderação, então não deixe de aproveitar! Não deixe que a sociedade coloque responsabilidades que você não tem que carregar. Também não se deixe abater por não se encaixar no que os outros julgam que seria certo. Você é você e pouca coisa dá pra mudar (especialmente aparência), então passe a se amar mais. Entregue seu melhor no que fizer, porque resolvendo os problemas de uma vez, vai sobrar muito mais tempo pra fazer quaisquer outras coisas depois.


FacebookYoutubeTwitterConheça o autor

Comente com o Facebook:

Últimos Artigos