Carregando...



Pokémon Shiny, por que amamos? Quer um?

Leia mais sobre pokémon

Desde a segunda geração que expôr pokémon shinies se tornou símbolo de ostentação: de tempo de sobra pra fazer hunts (caçadas) ou sorte. Olha, muita sorte. Em Pokémon XY, parece ter havido "facilidade" pra topar em alguns deles, mesmo assim continua sendo questão de cagada: gente com 130 horas de jogo pode ainda não ter, enquanto quem tem 30 minutos já sai brilhando.

Acho que a maior graça dos shinies, além de raros, é a cor alternativa. Uma das coisas que mais queríamos como fãs da série era a personalização do protagonista, e isso só aconteceu agora. Com pokémon de cores diferentes, desde Gold & Silver, tivemos a oportunidade de ter criaturas únicas. Com o tempo, alguns truques fizeram com que a presença deles se tornasse mais "controlável". 


Esquerda: poketto-monsta.tumblr.com | Direita: meu Magneton

Com o Masuda Method, PokéRadar (que retornou da quarta para a sexta geração), Chain Fishing (explicação lá embaixo), e até a recente suspeita de usar O-Powers no Friend Safari, muitas pessoas têm mostrado numerosos resultados. Alguns os colecionam pra trocar por pokémon valiosos, pois o preço de um shiny equivale a um lendário exclusivo; outros gostam de embelezar as lutas, enquanto alguns só sentem prazer em colecionar.

O problema de usar shiny em batalhas competitivas é que o pokémon perfeito, feito a partir do cruzamento (breed) que transfere os melhores IVs dos pais, quase nunca vêm com a cor alternativa. Principalmente pois, durante o breed, os dois monstrinhos que agem como os pais costumam ser do mesmo cartucho. Imagina como seria difícil arranjar um Ditto japonês (pra fazer Masuda Method Competitivo) com 5 ou 4 IVs tops! Acredite, eu tentei.


Imagens: oh-andy-kun.tumblr.com

Há quem ligue o dane-se e vai pra porrada sem medo de ser feliz, sem se importar com a Nature imprópria ou os tais IVs (pra quem não sabe, são como genes que, quanto mais altos, dão bônus nos stats). Independente do que for, a inserção dessa "subespécie" foi uma tacada simples, mas que desenvolveu todo um tipo de gameplay pra fugir do meio comum (e já divertido) completar dex + colecionar itens + treinar + batalhar.


masuda method é colocar um pokémon de uma região como Alemanha ou Japão (fácil de conseguir no GTS), com o de outra região (tipo americana, como a nossa). Pra não ter de conseguir um pokémon diferente pra cada região, as pessoas pegam um Ditto japonês e cruzam com os pokés capturados normalmente. É o método mais popular e efetivo.

chain fishing foi inserido na geração VI e consiste em pescas consecutivas sem sair do lugar ou abrir o painel de itens, para que a "corrente" não seja quebrada. O truque é colocar um pokémon com a habilidade Suction Cups (Inkay, Malamar, Octillery, Lileep ou Cradily) como primeiro do time (mesmo nocauteado) e pescar dezenas de vezes (é comum aparecer depois de 30 pescas). Não precisa batalhar: pescou e não é shiny? Fuja. Meu Horsea veio na 55ª tentativa. Tutorial em vídeo (inglês).

soft reset é o que muita gente faz pra conseguir lendários e iniciais shiny. Salvando na frente do lendário (ou antes de pegar o inicial), é só apertar Start + Select + R + L ao mesmo tempo pra reiniciar o game, aí você inicia a batalha de novo. É shiny? Não? Então reinicia mais uma vez até o pokémon aparecer brilhando com as cores diferentes. Tem gente que faz mais de 6000 SRs (como é chamado).

pokéradar é mais complexo e parece chato, por isso não testei ainda. Não encontrei nenhum bom tutorial (só alguns com traduções ruins), então vou deixar um ótimo vídeo em inglês (acredito que jogando pokémon, você já entenda só de ver). Assista aqui! Essa imagem pode ajudar também. No fim das contas, todos os métodos se resumem a sorte.

___________

Meu Murkrow, PinkPunk
pra inspirar suas shiny hunts use o Tumblr! Procurando tags como shiny hunt ou pokémon shiny, dá pra achar diversas fotos de pessoas como eu e você, meros mortais, registrando aventuras e descrevendo como os acharam. Também há uma tag especial chamada team sparkle (time brilhante), onde pessoas tentam formar times inteiros só com shinies, mas não é tão popular. 


E aí, quantos pokémon shiny você tem? Em quanto tempo de jogo? E por que gosta tanto deles?


Clique pra ir à loja do DDPP


FacebookYoutubeTwitterConheça o autor

Comente com o Facebook:

Últimos Artigos