Carregando...



Como conhecer pessoas legais no bairro?

onde+conhecer+gente
Levantando esperanças!
Discipulos de Peter Pan - DDPP

Moro na periferia e o clichê machista que escuta mais funk que a própria voz é real. Quando você tem gostos diferentes, prefere livros aos filmes (ou filmes com menos carros), quando músicas dizem mais nas letras que na batida, ou quando ficar em casa é o passatempo, encontrar iguais complica. Mas eles estão aí, fazendo o mesmo que você: dentro de casa.

Sei disso porque pegava ônibus com um garoto "diferente", mas que se vestia de maneira similar aos moleques da rua, então não esperava que um dia a mãe dele me pediria para passar na casa dela depois que conversamos no ponto de ônibus. Eu disse que preferia fazer tudo que falei ali no parágrafo anterior, e ela, aliviada e surpresa, disse que seu filho fazia o mesmo, que não conseguia se misturar pela diferença comportamental.

Isso me levou a pensar nos milhares de jovens de todos os bairros que dizemos "não gostar" ou "favelados" (o que não torna ninguém ruim ou inferior, apenas diferente) e que estão dentro de casa, que você não conhece porque nunca sai ou porque, mesmo que saia, eles nunca saem. O melhor ponto de encontro pra vizinhos de rua muito parecidos, por exemplo, é a internet. O problema é:


Imagem: flickr.com/photos/banana_roxy


COMO RASTREAR ESSES ACANHADOS?

Questão de sorte e curiosidade. Não tenho uma pessoa da minha rua no Facebook. Por quê? Porque os que não são adultos e comportados, são jovens que preferem soltar pipa, andam sem camisa pra cima e pra baixo, e escutam funk nos alto-falantes do celular de última geração. Não têm nada a ver comigo. Mas aposto que se começasse a adicioná-los, abriria uma porta para todos os outros que moram perto de nós. Entre eles, poderia esbarrar com alguém que curtiu a página do DDPP ou banda que eu ame também.

Numa perspectiva negativa (e comum), é possível que nunca encontremos. No colégio é mais fácil porque é todo mundo da mesma região, obrigados a conviverem por anos — por isso fica difícil fazer amizades próximas depois que a gente termina os estudos. Se precisamos de novos amigos para novas rotinas, nos limitamos à internet, que nos faz perceber a melancólica realidade: amigos muito parecidos moram longe.


Imagem: positive-magazine.com


COMO DESCOBRIR GENTE LEGAL

Existem maneiras de expôr seus gostos para que outras pessoas também fiquem curiosas. Eu andava todo indie numa época, então uma menina que se vestia do mesmo jeito me reconheceu pelas roupas. Depois me adicionou no Facebook (descobriu meu nome por amigos do colégio) e notei que ela era a primeira pessoa real que escutava Death Cab com a mesma paixão que eu. Então:

Expresse seus gostos em camisas. Podem ser de bandas, religião, filmes, séries e tal. Se vestir de acordo com o que você é ou gosta, faz com que outros te identifiquem visualmente.

Frequente locais fora do meio-comum e fique de olho em eventos no Facebook. Vá pra orla, visite aquele café que abriu (aqui abriu um, acredita? Nunca achei que um bairro periférico com sensação térmica de 50ºc fosse ter um café), passeie pela floricultura... pessoas parecidas contigo não estarão no meio da muvuca, saiba onde procurar. 

Abra seu perfil do Facebook para que estranhos vejam, ao menos, seu gosto musical. Entre ver alguém no ônibus e conseguir perfil são dois passos, então deixe aberto para sondar e ver se vocês realmente se parecem.

Inicie conversas. Uma vez um moleque tava ouvindo Keane no ônibus (espiei no player dele) e comecei a bater papo. Infelizmente, ele voltou a morar no Recreio e nunca mais nos falamos, mas poderia ter sido o começo de uma amizade com ótima trilha sonora, não?

___________


Sei que parece infantil ou diquinhas da Capricho, mas funciona. Vale a pena tentar quando há necessidade de descobrir similares no local em que você vive. Afinal, reclamar do gosto geral ou da cultura futebol + sexo + funk não vai te ajudar em nada. Sempre existem exceções à regra. Você é uma.

Como ser carismático e superar timidez com 5 dicasQuero namorar meu melhor amigoComo fazer amigos depois dos 20 anos15 tipos de amigos pra ter aos 20 anos
FacebookYoutubeTwitterConheça o autor

Comente com o Facebook:

Últimos Artigos