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Como renovar bicicleta antiga?

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Um trato na sua bike vintage!
Primeiramente, ao invés de velha, vamos chamar de bicicleta vintage, afinal ela é uma dama e também tem sentimentos. Tava querendo uma há muito tempo, até que uma amiga resolveu se desfazer da Caloi dos anos 90, que tava pegando Sol e chuva no quintal. Andei (literalmente) 10 quilômetros a pé, arrastando a bike pra casa com os dois pneus furados, pronto pra renovar. Quer saber como?

antes de começar, preciso dizer que não sai tão caro quanto imaginava, especialmente se arriscar a fazer todas as partes que um técnico seria necessário, como pintura, remoção de ferrugem ou troca de acessórios (sabia que o banco de bicicleta se chama selim?). Por isso, deixe pra gastar dinheiro com boas rodas, câmaras de ar e a mão-de-obra de um especialista nessa parte, a de fazer a bicicleta andar. O resto, a gente vai aprender junto.

No tutorial "Como pintar bicicleta antiga + remover ferrugem" ensinei vários truques! Acesse a categoria "bicicleta" para ver mais postagens desse tipo.

anatomia da bicicleta é necessária pra entender todos os componentes pelo nome. Porque se não souber nada, fica fácil pra um profissional mal-intencionado te fazer comprar coisas que não precisa. Por isso, fiz esse mapa com o nome de todos os componentes de bicicleta que conheço (se faltar algum, avisa nos comentários que eu atualizo):


definir seu projeto é outra parte importantíssima para o resultado final. O que você quer? Pesquise imagens, tente descobrir o modelo da bike (em grupos no Facebook, respeite as regras de postagem e coloque a foto da sua magrela, um monte de gente pode ajudar), defina a paleta de cores e o uso dela (pra passear, pra viajar ou pra ser radical?). Sabendo o que quer, você vai gastar exatamente o que pode, sem surpresas.


guarde uns R$ 60 para as primeiras despesas com câmaras de ar e caixas (que sustentam a coroa para os pedais ficarem firmes). As rodas custam entre R$ 22 reais e podem elevar seu preço dependendo da marca e usabilidade. No meu caso, as rodas estavam velhas, mas decidi economizar R$ 50, já que meu primeiro passo dentro do planejamento foi fazê-la andar. Por isso gastei R$ 37 com a troca das câmaras e caixas, sem mexer em mais nada. 

gastos extras virão com pintura, compra de freios, selim, manoplas e quaisquer outras partes que vier a trocar. Falarei sobre preparação de pintura e remoção de ferrugem nos outros posts desse guia, que faz parte do projeto Melhor Verão da Minha Vida. Se puder, compre um kit de ferramentas para bicicletas, que saem por uns R$ 15 na internet e vêm com vários tamanhos de chaves hexagonais, Allen, Phillips, fenda e canhão.


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Espero que te anime! Tenha paciência, vá aos poucos, guardando dinheirinho. O resultado é impressionante, gente. Vale muito a pena pedalar com uma bicicleta linda reformada por você mesmo! E obrigado, Nadir, pelo presentão ♥

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