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Como pintar bicicleta antiga + remover ferrugem

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Bike vintage pronta pro verão!
Como pintar bicicleta antiga + remover ferrugem


Essa segunda parte do guia de Como renovar bicicleta antiga faz parte do projeto Melhor Verão da Minha Vida! Vou falar das maneiras baratas de dar uma levantada na sua bike, tudo no faça você mesmo! Se já pegou sua vintage e ela tá toda enferrujada, vai ser necessário um pouco de paciência e força nos braços pra dar um acabamento maneiro!

É importante que você leia o primeiro post, porque tem a anatomia da bicicleta e a definição do que você espera dela. No meu caso, o guidão, mesa e canote vieram muito enferrujados. No meu projeto, o objetivo principal seria deixar essas partes cromadas para que contrastassem com o preto. Numa tentativa desesperada de raspar a ferrugem do guidão, meti a lixa e ferrei com o brilho natural da parada, então resolvi pintá-lo de preto também (e adorei). 


COMO DESMONTAR BICICLETA
Antes de mais nada, fotografe ela inteira durante a desmontagem pra saber onde cada peça vai depois. É sério, FAÇA ISSO! Eu fiz, mas resolvi confiar no meu cérebro pra uma peça e outra. Como a pintura e remoção de ferrugem demora uns dois dias, esqueci onde algumas coisas ficavam. O resultado disso foram 4 peças sobrando que eu não faço ideia de onde pertencem.

CHAVES PARA DESMONTAR BIKE
É importante ter as ferramentas à mão, as mais comuns são as chaves. Se reparar, aquelas que usamos pra apertar parafusos na parede não têm muita utilidade na estrutura das bicicletas, mas o kit com tamanhos variados (indicados por números universais) pode ser encontrados com preços baixos em lojas de materiais de construção, armarinhos e oficinas. Basicamente, você precisará de chaves de boca, Allen, e ainda as Phillips e de fenda (para remover suportes). Para mais detalhes, vá pro Wikipedia.


NÃO DESMONTE A CORRENTE DA BIKE
Por ser feita sob medida, mexer com ela sem nenhuma experiência anterior pode afrouxá-la ou causar danos irreparáveis, fazendo-a soltar o tempo todo ou inutilizá-la. Se precisar pintar mas não conseguir tirar a corrente nem a caixa dos pedais, cubra-os com jornais e fita crepe. É a maneira mais segura e fácil pra resolver o problema sem dores de cabeça. Coloque a bike de cabeça pra baixo e comece removendo os pneus. Depois vá retirando cada componente com cuidado (afinal, ela é uma senhora). 


COMO PINTAR BIKE

Lixe com lixa grossa para remover ferrugens na marra e tirar quaisquer vestígios de tinta anteriores. Depois use uma mais fina pra deixar o acabamento lisinho. Como saber se a lixa é fina ou grossa? É só pedir por granulação, um número que, quando mais baixo, indica a lixa mais grossa. Quanto mais alto, mais fina. Pode começar com uma de 80 e ir para 100/120 depois. Uma alternativa é raspar a tinta anterior e os adesivos com estilete afiado. Preferi esse método porque, como a bike tem mais de 20 anos, foi muito mole retirar a cobertura antes de lixar (pra deixar áspero e a tinta pegar direitinho). Raspe sempre com movimentos afastados do corpo, cuidado com as mãos e tenha paciência


Depois de lixada e limpa com uma flanela levemente úmida, pode pulverizar uma camada de Prime (base), que é uma substância que preserva o alumínio da ferrugem e facilita a aderência da tinta. Se optar por fazer isso, terá de esperar secar (conforme as instruções da latinha de spray), lixar de novo, limpar e aí sim passar pra pintura. Recebi o conselho de um mecânico que me disse pra lixar bem e comprar duas latas de tinta, que fariam o mesmo trabalho da base e ficaria até mais brilhante. Segui o conselho e não me arrependo. Mesmo assim, guarde um restinho de tinta para eventuais arranhões (porque acontece nas melhores famílias).

Com a tinta spray da cor desejada, siga as instruções da embalagem, que sempre diz pra primeiro passar uma leve camada de tinta bem pulverizada e ir dando demãos de 3 em 3 minutos, até ficar satisfeito. Pra facilitar a pintura, cubra toda a área com jornal ou lona e pendure os componentes da bike como se fosse um varal. Algumas peças são pesadas, então só apoiei numa coluna, de pé, e me abaixei pra pintar na parte de baixo. 

COMO REMOVER FERRUGEM DA BIKE
Acredita que é mole? Claro, não vai cromar nada, apenas remover aquela camada espessa e feiosa. Mas olha, faz diferença! O método que usei para salvar meu dinheiro e não ter de comprar novos parafusos foi mergulhá-los em vinagre branco por, no máximo, 48 horas (se passar, pode corroer a peça). Para peças maiores, vai de comprar litros e mergulhar numa bacia.

Além dessa técnica, existem alternativas bem legais. Quer lista? Tem uma no site Uma Vida Verde. Depois que remover a ferrugem, é só lixar e pintar. Se quiser deixar na cor natural, nem precisa lixar ou pintar. Depois é só montar a bike (use as fotos que tirou pra saber onde cada componente encaixa), apertar firme os parafusos e fazer o primeiro teste com ela na rua. Não vá longe, tá? Primeiro se certifique de que não tem nada errado. 

Se fez uma cagadinha e percebeu que o pneu tá torto ou não consegue colocar algo de volta, não invente: vá ao mecânico! Ele vai cobrar uma mixaria pra colocar as peças no lugar e é muito mais confiável. Olha como a minha ficou depois da pintura! Falta trocar o selim, manoplas, pedais e pneus, mas tá no caminho!



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