Carregando...



Como chegar na Prainha, Rio de Janeiro

como+chegar+prainha+rj
Rota básica!
DDPP - Como chegar na Prainha, Rio de Janeiro

Continuando a série sobre praias fora do circuito turístico e lotado no Rio de Janeiro (e sobre bairros dessa cidade que você nunca ouviu falar), trago um dos points mais interessantes do bairro Recreio dos Bandeirantes: a Prainha. É pequenininha e fica dentro de uma reserva onde ônibus não passam. Sendo assim, só dá pra chegar de carro ou a pé. Outro paraíso pra desbravar.

Conhecida pelo alto número de surfistas (e famosos que praticam surf no tempo livre), fica logo depois da Praia da Macumba (parte do Recreio que já não costuma lotar). Ao contrário das praias ao redor, Prainha possui água muito limpa e paisagem adornada por pura Mata Atlântica (oriunda do Parque da Pedra Branca, um dos maiores parques do mundo), com chuveirões e estacionamento. Mesmo nos dias mais cheios, a Prainha mantém um número de banhistas absurdamente mais baixo do que em praias como Copacabana e Ipanema. 

Imagem: rentanapartmentinrio.com

qual ônibus pegar?
Como eu disse, não tem ônibus direto pra Prainha, já que é área protegida e transporte coletivo é proibido de passar por ali. Mas dá pra chegar no Recreio Shopping e tudo fica mais fácil: utilize o sistema BRT! É uma faixa exclusiva de ônibus articulados que param em estações específicas como se fosse o metrô. Aí é só descer na estação Recreio Shopping e seguir o resto do tutorial ali embaixo. 

dicas para pedir carona
Ao invés de andar ou levar o carro aos finais de semana, peça carona! Se você estiver num grupo grande, dificilmente vai conseguir espaço ou confiança nos carros, mas é comum famílias ou surfistas pararem para até duas pessoas. Quanto mais inocentes e não-perigosos vocês parecerem, quanto menos bolsas tiverem, se forem simpáticos e bem humorados, mais chances terão de descolar uma voltinha de carro até a praia. Nada de atitudes suspeitas, heim! Não esconda as mãos, não faça movimentos bruscos e sempre exiba sorrisos honestos. Agradeça depois! — Leia "Pegando carona à Praia da Grumari" para ver meus relatos.

como chegar


A melhor maneira de se guiar e não ter erro é usando o Recreio Shopping (na Avenida das Américas) como referência, entrando pela rua à direita dele (pra quem o vê de frente). Em seguida, é só passar pela ponte e pegar a esquerda na Estrada Vereador Alceu de Carvalho, até o final. Haverá um cruzamento na Estrada do Pontal, então é só seguir pela direita, bem na frente de um condomínio residencial e seguir para cima do morro. Seguindo por ele, vai passar pelo mirante (lindo, com mesas e bancos de alvenaria e estacionamento) e continuar até a primeira descida. Essa é a Prainha, sem erros. E tem mapa no fim do post pra você usar!

quando evitar a prainha?
Por ser maior que a Praia do Perigoso, os finais de semana na Prainha enchem, mas não fica irrespirável por ter espaço de sobra pra relaxar. Mesmo em dias assim, é uma opção mais saudável e interessante que as praias mais conhecidas da cidade. Prainha também é mais limpa que a Praia do Perigoso na faixa de areia e arredores. Mantenha-a assim: cuide do seu lixo!

leve música
Aproveite para ouvir playlists temáticas aqui do site! Você pode ler o artigo "Verão em 5 álbuns" ou ouvir playlists recomendadas! Saca só:

Playlist indie pra curtir praia 10 músicas pra acampar na praia 10 músicas sobre Califórnia

prainha no google maps




FacebookYoutubeTwitterConheça o autor

Comente com o Facebook:

Últimos Artigos