O que é NaNoWriMo? E Camp NaNoWriMo?

Leia mais sobre livros

Imagine um mês por ano dedicado para que escritores (amadores ou não) produzam seus livros juntos. Conseguiu? Pois é, isso existe e se chama National Novel Writing Month, ou NaNoWriMo, que acontece todo novembro. Para compensar a espera de um ano até a próxima NaNo, nasceu o Camp NaNoWriMo, que engloba abril e julho com o mesmo objetivo: te fazer escrever!

A gente nasce cheios de desculpas para não escrever nossos livros ou colocarmos em frente projetos que se apoiam inteiramente sob nossa responsabilidades. Esse receio de nos movermos tem como causa vários fatores, podendo partir do medo do fracasso, da sensação de ainda não estar preparado para arriscar, até simples preguiça ou estresse.


A NaNoWriMo propõe que você deixe essas desculpas de lado por um mês, novembro, e escreva no mínimo 50 mil palavras. Parte da sua dedicação e do quanto você tem necessidade de escrever. Meu livro, Os Hereges de Santa Cruz, nasceu em dezembro porque cheguei atrasado pra NaNo. Em quatro semanas, escrevi 350 páginas. Muito mais que 50 mil palavras porque precisava colocar essa história pra fora ou entraria em surto.


perdi a NaNoWriMo e agora?

Por isso existe o Camp NaNoWriMo, que seria uma alternativa fora de época para que você se inspirasse e terminasse seu livro. Esse "acampamento virtual" acontece no sistema de comunidades (barracas) onde você se une a outros membros do fórum e pede conselhos, ajuda, cadastra seu projeto, inspira outras pessoas e recebe motivação delas. Em abril e no mês de julho, o acampamento aquece para novembro.


NaNoWriMo x cotidiano

Qual a diferença entre escrever durante a NaNo e no restante do ano? Motivação. No meio do caminho a gente se questiona se tá fazendo a coisa certa. Achamos nosso texto uma merda, não queremos continuar e fugimos da responsabilidade de terminar uma coisa nossa. Quando estabelecemos o objetivo (escrever 50.000 palavras até 30/11), nos sentimos pressionados a seguir em frente. E sempre dá pra trocar experiências com amiguinhos escritores nos grupos do Facebook (como esse) ou da própria NaNo.


acabou a NaNo: o que fazer?

Aqui no DDPP tô fazendo o guia Como Escrever, que vai abordar da criação até a publicação independente do seu livro, que acaba sendo opção para quando você sai da NaNo com a obra pronta. Minha maior recomendação é passar uma semana longe do seu filhote e depois pegá-lo para revisão. Leia, leia, leia, especialmente em voz alta, apague o máximo de informações desnecessárias e descrições cansativas para flui. Leia mais, acerte erros de português e envie aos amigos escritores que fez na NaNo, para ser criticado. Sabendo o que melhorar no livro, o faça e leia mais.

Depois, pode enviar para uma editora e tentar a sorte (força!) ou seguir o mesmo caminho que Os Hereges de Santa Cruz. O importante é decidir o que fazer com o livro depois de pronto. E quanto mais cedo, melhor. Até pra sua sanidade.


 Conheça meu livro

FacebookYoutubeTwitterConheça o autor

Comente com o Facebook:

Últimos Artigos