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Como organizar tarefas: o método perfeito

como+organizar+tarefas+afazeres+tempo

Sou o Sr. Mil-Coisas-Pra-Fazer, o que não é mentira. Há anos tento organizar minhas listas de tarefas, mas terminá-las era meu maior problema. E o que era simples de resolver, eu esquecia. Semana passada comecei esse novo método e tá tudo fluindo magnificamente bem. Vou te mostrar como alcançar essa graça.

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o método lista-mestre + listas diárias

Com um caderno, organizei toda minha vida. A sensação foi de que minha rotina ficou mais "clara", fácil de administrar. Isso porque esse método consiste em ter uma lista-mestre em papel, onde anotará qualquer tarefa que lembrar, sem se preocupar com categorias (se é vida profissional ou pessoal, por exemplo). Depois, no começo do caderno, em uma agenda ou celular/computador/eletrônico, anote a data de hoje e pegue algumas tarefas da lista-mestre para essa lista diária com coisas possíveis de serem resolvidas no dia. 


por que lista-mestre?

"Porque você libera espaço para que sua mente pense como estrategista, não como um cartão de memória", diz Ken Zeigler, especialista em administração produtiva de tempo para empresas e vida pessoal. Quando usamos a mente como despertador, exigindo que lembre de tarefas que poderiam ser anotadas, colocamos o cérebro sob pressão, o que limita a capacidade de raciocínio por estresse.

Como resultado, não conseguimos administrar o tempo de execução dos afazeres, procrastinamos, e temos a sensação de que nossa cabeça está embolada. A partir do momento que colocar essa faxina cerebral em prática, vai perceber como os ombros ficam leves e os problemas parecem mais fáceis de serem controlado.

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por que usar papel? posso usar celular?

A lista-mestre tem mais efeito ser for escrita em papel, em vez de anotações digitais, pois retém melhor (de maneira subjetiva no corpo) as informações dispostas. Essa lista-mestre pode ficar em casa, num bloco, presa na geladeira... Se estiver na rua e a lista-mestre não estiver contigo, anote os novos afazeres no celular e ponha na lista-diária a tarefa "passar novos afazeres para a lista-mestre", assim você não esquece!

As listas diárias devem ser levadas contigo num celular ou tablet, onde possa acessá-las de qualquer lugar e organizá-las (aí sim) por categorias: pagamentos, vida pessoal, trabalho etc, para que não tenha de pular entre tarefas que não têm nada a ver com a outra.


dicas adicionais

■ além de separar tarefas diárias por categoria, separe-as pelo tempo que levam para serem terminadas (as mais curtas ganham prioridade na execução);

■ deixe itens mais complexos e cansativos para aqueles dias em que você acorda sentindo que pode dominar o mundo. Não adianta forçar a barra quando acordamos pra dormir de novo. Se cobre menos;

■ se listas são horríveis pra você, confira meu painel no Pinterest com inspirações gráficas para listas de afazeres. Uma lista gatinha motiva o espírito.

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minha experiência

Há uma semana utilizo o método de lista-mestre e diárias no mesmo caderno. Minhas tarefas, além de mais ágeis, diminuíram em número. Toda noite, depois de meu horário de trabalho (escrevo livros e matérias pro site das 9h às 18h), organizo o que poderia resolver no dia seguinte, assim não vou para a cama tentando lembrar o que fazer amanhã (e se lembro de algo, deixo o caderno ao lado para registrar e apagar da mente).

Minha lista "xis" ficou tão sexy sem ser vulgar que serve pra decoração.


Já testou o método? Vai testar?
Diga o que achou nos comentários!


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