Carregando...



Como fazer luminária em qualquer lugar da casa (com interruptor)

Ilumine sua vida!
Instalei uma lâmpada debaixo da prateleira que fica em cima do computador, sobre a mesa do meu home office. Essa mesma instalação, super simples, pode ser montada para iluminar qualquer espaço da casa em alguns minutos. Também dá pra fazer abajures e luminárias mole, mole. Quer aprender?

como+fazer+luminaria+pendurada+fio

MATERIAIS

 Fio paralelo com comprimento maior do que você precisa (caso erre)
 Soquete para lâmpada
 Lâmpada (obviamente)
 Plug para ligar na tomada
 Interruptor de abajur
 Estilete e tesoura


COMO FAZER LUMINÁRIA PARA HOME OFFICE

como+fazer+luminaria

 1  Numa extremidade, separe os fios e tire a capa protetora de plástico das pontinhas. Torça essas pontinhas de cobre para que fiquem presas firmemente. *nas imagens, usei as cores verde e amarela para identificar cada fio.

 2  Abra o soquete (caso seja fechado. Os de louça, como o que coloquei na prateleira, são abertos) e afrouxe os parafusos dentro dele (para entrada de fios). Encaixe o fio desencapado e torcido, um em cada buraco. Parafuse com gosto. Agora temos o soquete instalado, muito mole! 

 3  Na outra extremidade do fio, repita o procedimento (1) e afrouxe os parafusos do plug da tomada para repetir o procedimento (2) nele. Coloque a lâmpada no soquete e ligue na tomada para testar (se a luz acendeu, tá tudo certo).

 4  Defina a altura do fio onde pretende instalar o interruptor. Desencape o tamanho de fio com a mesma dimensão do interruptor. Recorte apenas UM fio no meio e desencape as pontas para torcer o cobre, procedimento (1). Ou seja: você terá dois fios, um inteiro e outro partido no meio.

 5  O interruptor é como o soquete e o plug da tomada, com dois buracos para enfiar os fios torcidos e parafusar. Coloque as duas pontas que desencapou no passo (4), uma em cada buraco, e parafuse bem. O fio inteiro você apenas deixa ali dentro do interruptor, inteirinho.

 6  Pronto! Você tem agora um sistema básico de luminária para abajures, de chão ou pendentes!

Para colocar na estante como a minha, use um soquete de louça com a bunda achatada. Eles têm um furo no meio, por dentro, justamente para parafusar e prender onde der! A lâmpada é de 15W e o fio comprei branco, também achatadinho, para alinhar na parede com prendedores de fio. Olha:


O interruptor colei debaixo da mesa com cola quente, ao alcance da mão, pra não ter de me mexer quando precisar ligar ou desligar a luz.


A luminária que ilustrou o passo a passo no tutorial coloquei dentro desse banner de Pokémon!


Conheça meu quarto (e todos os DIY nele)


Se fizer manda foto?
E não deixa de comentar!


FacebookYoutubeTwitterConheça o autor

Comente com o Facebook:

Últimos Artigos