Carregando...



Como publicar livro sem editora

como+publicar+livro_independente

A publicação de livros de maneira independente mudou a maneira com que a literatura se incorporou na rotina dos estado-unidenses. Mesmo que o Brasil esteja longe de ser o país onde a venda de obras digitais ultrapassou o número de vendas físicas, temos de começar de algum lugar. Você pode publicar um livro sem editora, e ele não precisa ser apenas digital.

como+publicar+livro_independente

O que é publicação independente? Como publicar?

É quando você lança um livro sozinho. Antigamente, estávamos limitados às publicações digitais no formato .pdf ou pagando às gráficas ao imprimirem nossos livros em lotes, para vendermos por nossa conta. Hoje não é necessário pagar para que publiquemos versões digitais ou físicas, pois editoras voltadas a autores independentes custeiam a produção da obra por unidade comprada e tiram um percentual do lucro (abaixo falarei mais disso). 


Devo ou não publicar um livro independente?

Depende de suas necessidades. O processo de envio de um original (é como se chama o livro antes de ser publicado) às editoras pode levar de três a seis meses para ser analisado. Piora porque, se ele não for aprovado, você nem vai saber — a maioria não avisa, afinal, imagine quantos livros recebem! Se você for selecionado, mais seis meses nos processos burocráticos, editoriais e blá, blá, blá. Ou seja, levará por volta de um ano até ver sua obra nas livrarias.

Na publicação independente, quem resolve tudo é você, ao seu tempo. Você vai revisar, editar, diagramar, definir o quanto quer ganhar por cada obra, e ainda possuirá todos os direitos sobre o livro. Acho que nossa cultura está acordando aos poucos para a autopublicação, por isso prefiro fazer tudo do meu jeito, na minha velocidade. Vai da sua urgência.


Publicação independente de livro físico

Espertas, editoras menores nasceram com um único objetivo: oferecer plataforma de impressão gratuita aos livros independentes. Como funciona? Você deixa seu original no sistema, insere a capa e todas as informações, decide o quanto quer ganhar e disponibiliza seu livro na loja deles sem gastar um tostão. Cada comprador vai arcar com os custos da impressão (onde a editora ganha uma porcentagem) e com o valor que você definiu para o preço final da obra. Olha no infográfico:

como+publicar+livro+sem+editora+independente


Quais editoras independentes de confiança?

★ PerSe é a queridinha onde publiquei dois livros. Apesar de menos famosa que a Clube de Autores, tem melhor customização de capa e um atendimento ao cliente maravilhoso. Pude inserir capas completas, em ALTA (imagem abaixo) em vez de colocar em pedacinhos, como a concorrente exige. Todas as vezes que mandei e-mail para personalização ou sanação de dúvidas, fui atendido como parceiro.

sobre+um+garoto+que+beija+garotos+gay+livro

★ Clube de Autores tem mais visibilidade, sem dúvidas, mas limita o resultado final, criando livros pouco charmosos ou customizados. O atendimento ao cliente não me satisfez, porém, é uma opção válida, inclusive por ter uma forma de pagamento mais simples que a da PerSe (simule compras nas duas editoras para ver a diferença). Nunca publiquei nada por ela, mas recomendo.


Publicação independente de livro digital

Editoras independentes para livros digitais funcionam da mesma maneira que as de publicação física, com a diferença no resultado final (digital em vez de físico, obviamente).

 Amazon é, de longe, a melhor opção para publicação digital independente. Além de oferecer o app Kindle (falei dele e como conseguir livros gratuitos aqui) de graça para smartphones, tablets e computadores, tem plataforma de vendas respeitada e de fácil controle. O problema é que por publicar no formato .mobi, com leitura possível apenas através do aplicativo Kindle, usuários de Kobo e outros leitores ficarão sem o livro.

★ PerSe e Clube de Autores podem disponibilizar a versão digital em suas lojas no formato .pdf, permitindo que usuários Kobo comprem os livros.


Como preparar livro para publicação?

Fiz um guia básico, mas preenchidinho, pra você entrar de cabeça nesse mundo e tirar o livro da gaveta. Não deixe de ler o guia completo! Os links estão no fim do post. Para diagramar, clique na imagem abaixo:

como+diagramar+livro

Lucro

O lucro de livros independentes é baixo se você tiver poucas obras no mercado. Isso porque, para o preço final não ficar alto, é possível tirar algo entre R$ 1,00 e R$ 5,00 sem comprometer as vendas. Minha dica é escrever muitos livros — com qualidade — e vendê-los a preços acessíveis. Meu objetivo esse ano é lançar, ao menos, mais três livros. Considere uma estratégia e não desista, pois o cenário literário para autores desconhecidos jamais mudará se não fizermos esforço. 


GUIA COMO ESCREVER UM LIVRO:

★ Como publicar sem Editora (você está aqui)


FacebookYoutubeTwitterConheça o autor

Comente com o Facebook:

Últimos Artigos