Carregando...



Como desenvolver hábito de leitura com 10 dicas

Vicie-se!
Alguns leitores dizem que não queriam ler livros até verem os meus (se não conhece, acesse meu site), e que por serem obrigados a ler clássicos na escola, pegaram trauma de literatura. Tive pavor de Machado de Assis por causa disso! Mas a aqui fora somos livres e existem opções de leitura viciantes. Trouxe 10 dicas pra desenvolver seu hábito de leitura!

como+desenvolver+habito+leitura

1. ESCOLHA UM LIVRO PEQUENO

Se quer começar a ler, não comece com gigantes! Nem clássicos! Pegue livros curtos, com histórias diretas e narrativa fácil, que ache que vai gostar. Se não sabe o que escolher, olhe a lista dos mais vendidos, leia comentários de outros leitores ou peça ajuda para o amiguinho que lê mais. Aqui no site, eu e a Lilly O. (autora convidada) já demos sugestões:



2. CRIE UMA ROTINA E META DIÁRIA

Leitura não é chamada de hábito à toa. É preciso disciplina, mas não é nada penoso. Minha ideia é: leia UMA página por dia (frente e verso) no mínimo. Se quiser ler mais, se a história ficar interessante, aí é contigo. Mas todos os dias, leia ao menos uma página. É um bom começo.

gossip+girl+habito+leitura

3. ASSISTA FILMES E SÉRIES BASEADOS EM LIVROS (E LEIA OS QUE GOSTAR)

Já passou o tempo de criticar adaptações — até porque são adaptações —, então se você assistiu Harry Potter ou Gossip Girl e gostou, leia os livros. Se gostou de A Culpa é das Estrelas, também! É bom que conhecendo a história fica mais dinâmico brincar de comparações, dá mais vontade de terminar.


4. CRIE UM CANTINHO PRA LEITURA

É bom ter um espaço reservado pra sentar e fingir que o mundo não existe enquanto lê. O meu, por enquanto, é minha cama. Escalo o colchão uma hora antes do meu horário de dormir e leio no aplicativo Kindle, que tenho no celular. Seu espaço pode ser mais legal, por isso separei inspirações do Pinterest pra você animar e montar um:


★ Como fazer cabana de lençol (adoro ler em cabanas de lençóis)


5. TALVEZ LIVROS DIGITAIS SEJAM MAIS FÁCEIS PRA VOCÊ

Ao contrário do que pensam, acho que ler num dispositivo (smartphone, computador ou dispositivos oficiais) é mais confortável que ler um livro físico, já que são ergonômicos, pesam menos, possuem luz própria, sistema inteligente pra dizer onde você parou, compra instantânea de novos livros... Todas as vantagens eu listei no post abaixo:

★ 15 vantagens de livros digitais sobre físicos (e 7 desvantagens)


6. SAIA DE CASA

E se em casa você não tem silêncio suficiente (experimente climatizadores pra gerar ruído branco), pode ler no ônibus, ir pro shopping, pra uma livraria, ou até uma biblioteca. O clima é outro, o cheiro é maravilhoso (♥) e você pode conhecer gente legal sem querer! Una o útil ao agradável!

★ Como conhecer pessoas legais no bairro?
★ Como fazer amigos depois dos 20 anos
★ Rainy Mood + 9 climatizadores

playlist+chuva+folk

7. OUÇA MÚSICA

E se silêncio ou ruído branco não resolverem o problema, ouça músicas que você goste — mas que não saiba cantar, senão vai se distrair. Eu lia muito com Bon Iver — até aprender a cantar —, e hoje prefiro o silêncio da noite. Mas vai de gosto e momento! Tenho playlists aqui no site que você pode curtir:

★ Playlist inverno 2014
★ Playlist outono perfeito
★ Playlist para dias de chuva
★ Playlist folk


8. EXPLORE OUTROS TIPOS DE LITERATURA

O que você conheceu nos clássicos, textos formais e antiquados, pouco existem hoje. A literatura fala com a época em que está inserida, então tem livros em quais parece que estamos conversando com as personagens. Não se limite por uma experiência ruim! Experimente! Vá numa livraria, folheie! Baixe uma amostra grátis pelo Kindle! Talvez não curta romances, mas ame poesia! Ou quadrinhos!

criar+habito+leitura

9. LEIA COM UM AMIGO, PRA COMENTAR

Nada como dividir o amor (e ódio) sobre as personagens e situações com alguém que sabe do que 'cê tá falando! Por isso, empreste seu livro para o amiguinho ler também (e mande esse post pra ele, caso não tenha o hábito da leitura), pressione para que compre um exemplar (mais barato se for digital e dá pra ler no celular) ou já entre nesse hábito pedindo um livro emprestado a ele!


10. NÃO TRANSFORME HÁBITO EM OBRIGAÇÃO

A leitura, se você se abre, é um prazer ímpar. Você entra na cabeça de diversas vidas, viaja para todo tipo de lugar, sente um monte de coisas que um filme não é capaz de despertar — e essa jornada é tão pessoal que ficará na sua memória por muito tempo. Além de melhorar sua capacidade de entender texto, ler em público, melhora a memória... Mas não torne um fardo. Não leia clássicos porque dizem para fazê-lo: leia o que te dá prazer. Mesmo se for Gossip Girl Psycho Killer... Eca.


Você lê muito? Qual foi seu primeiro livro?
Compartilhe nos comentários!


playlist+sol+chuvalivro+gay+jovemvantagens+digitaispublicar+livro+indie
FacebookYoutubeTwitterConheça o autor

Comente com o Facebook:

Últimos Artigos