Carregando...



Arcano I, O Mago - Como ler tarot

significado+mago+tarot
Como interpretar o Arcano 1?
Arcano I, O Mago - Como ler tarot

The Magician, O Mago. Aquele a quem gosto de chamar de mestre do próprio destino. Sobre sua mesa encontra-se uma baqueta (varinha/bastão), um pentáculo, um cálice e uma espada. Cada instrumento (básicos no meio mágico) está associado a um elemento e, consequentemente, à uma esfera de sua vida terrena.

Ar, elemento da razão, do pensamento;
Terra, elemento da matéria, do plano físico, do corpo;
Água é a emoção, a intuição;
E fogo é o elemento do vigor, da energia e ação;

Ser mestre destes quatro instrumentos é ser mestre dos elementos, de todos os naipes dos arcanos menores. O mago tem domínio de sua própria vida intelectual, emocional e física. Teoria e pratica, lógica e emoção, pensamento e ação, o Mago tem influencia sobre tudo.

***

O MAGO

No Tarot Universal de Waite, a figura do mago é representada de forma mais limpa. Seu ambiente de trabalho é florido e frutífero, suas vestes são mais cerimoniais do que as apresentadas no Tarot de Marselha, e seu robe é segurado por um cinto em forma de serpente mordendo a própria cauda — o mais que famoso Oroboros. A lemniscata (símbolo do infinito) em sua cabeça pode indicar poder ilimitado.

Arcano I, O Mago - Como ler tarot
À esquerda: Tarot de Marselha. Direita: Tarot Universal de Waite.

O Mago é o numero Um, o número da criação e individualidade, e sua principal característica é a transformação por meio da vontade. O Mago faz o Um do Zero, tornando as possibilidade d'O Louco em algo concreto. Ele sabe o que deve saber, como fazê-lo e o porquê de fazê-lo — e o faz (repare que aqui os 4 elementos foram empregados: o "saber", o "como", o "porquê" e o "fazer"). Não adianta apenas estar aberto a tudo, pois desejar algo não muda nada. Uma decisão pode sim mudar tudo. Converta seus desejos em objetivos!

***

ANALOGIA A HERMES

Dentre os deuses olimpianos, um dos mais interessantes — na minha opinião — é Hermes.
Este é o complexo deus que faz as honras d'O Mago no Tarot Mitológico.

Hermes é o mensageiro, patrono dos comerciantes, dos mistérios e da medicina; deus dos viajantes, protetor da magia e adivinhação. Muitos os associam ao deus egípcio Toth. Ainda hoje seu símbolo principal, o caduceu, é usado por áreas das ciências biológicas. Não levianamente, o nome "hermetismo" deriva dele. Suas características como trickster (brincalhão) o fizeram patrono dos ladrões, então dá pra ver como esta figura é ambígua.

Arcano I, O Mago - Como ler tarot
Hermes é um um dos poucos deuses capazes de entrar e sair do submundo quando quiser. Assim como Hekate (o qual falaremos no arcano A Lua), ele rege os caminhos e as encruzilhadas. E é justamente onde ele está representado na carta. Sobre uma pedra, dispõe seu caduceu (bastão mágico enfeitado com duas serpentes que representam a dualidade: bem e mal, masculino e feminino, escuro e claro), uma moeda de ouro (identificando-o como deus da sorte súbita), o cálice (da sorte, especialmente no amor) e a espada (o poder da mente).

Se O Louco tivesse permanecido na segurança da caverna, nunca conseguiria encontrar O Mago. Na encruzilhada, seus caminhos se cruzaram só porque O Louco se abriu a novas experiencias e superou a proteção das paredes da gruta maternal. Na jornada d'O Louco, é aqui que suas possibilidades se tornam algo. Um caminho a percorrer e não mais um vislumbre do desconhecido.

***

À nivel divinatório: Dons e um potencial criativo que ainda não se manisfestou. Identificação de possibilidades inexploradas. Consciência de suas reais capacidades. Tomar as rédeas da própria vida.

Invertido: Incapacidade, indecisão e inaptidão. Passivo aos acontecimentos à sua volta. Uso de poder para fins destrutivos. Limites impostos por ninguém menos ​que você mesmo.

Hekator


 Como ler tarot: guia para iniciantes (clique para voltar à lista de outros arcanos).

Como fazer tabuleiro ouija20 clipes místicos de bruxas e illuminatiPlaylist para bruxariaComo ler tarot: guia para iniciantes
FacebookYoutubeTwitterConheça o autor

Comente com o Facebook:

Últimos Artigos