Carregando...



Como ganhar confiança dos pais: Comportamento

como+ganhar+confiança+pais
Conquiste os velhos!

Não importa sua idade: você é muito novo para se divertir, mas velho o suficiente para trabalhar. É entre seus 13-24 anos que os pais descobrem um novo esporte: não confiar nos filhos. Planos de sábado furam, não dá pra apresentar o namorado por medo, e mentiras nascem para que haja menos estresse. Que tal não precisar disso?

***

COMO CONQUISTAR CONFIANÇA DOS PAIS?

Não adianta querer ser tratado feito adulto quando interessa e agir feito criança quando convém. O maior segredo para ganhar a confiança dos pais é mostrar maturidade em todas as situações. Se quiser ser levado a sério, mostre que você sabe se cuidar:

- não espalhe suas coisas pela casa;
- mantenha seu quarto organizado;
- lave não só a sua louça, mas qualquer uma que tiver;
- não volte sempre arrastado pra casa, de tão bêbado;
- não se comporte como um adolescentezinho rebelde.

Parece um conselho muito básico, mas meus amigos de 27 anos que ainda são dominados pelos pais adoram pagar de maduros, mas quando estão em casa, a mamãe ou a empregada têm que ficar lembrando o tempo todo que ele precisa arrumar o quarto ou tirar a cueca da pia do banheiro. Que pai vai levar um filho desse a sério?


ENCARE RESPONSABILIDADES

Só porque te sustentam, seus pais não são donos da sua vida (muito menos da verdade), mas há uma regra básica de toda família que diz: "sob meu teto, minhas regras". Se coloque no lugar deles: você não diria a mesma coisa? A gente pode entender isso de forma saudável: ser um bom aluno (na escola ou faculdade), manter a casa o menos caótica possível, respeitar a autoridade de quem te sustenta, saber ouvir e saber quando falar

Mesmo que você não concorde com tudo que seus pais dizem, por te sustentarem eles terão "direito" à palavra final. Algumas regras são até justas de serem seguidas, então evite discussões por pouco e seja o exemplo de comportamento que gostaria de exigir deles: peça desculpas quando errar — mas não engula regras estúpidas inventadas por autoritarismo. Se puder fazer o que pedem, faça, mostre-se responsável,  ajude, mas não deixe que abusem de você com violência moral ou física.


ENTENDA QUE FAZ PARTE DA CASA

Não tome a insistência de seus pais para que você limpe a casa como encheção de saco, afinal, você faz parte do ambiente e precisa mantê-lo limpo também. O que você ou outros moradores fazem, reverbera em todos os habitantes desse lar, então seja gentil com as palavras, mais tolerante, aprenda a não gritar e espere pra dizer as verdades quando os nervos acalmarem — honestidade sem grosseria, por favor.

Respeite a privacidade e organização de cada morador, evite quebrar esse lacre "sagrado" que os pais costumam estabelecer na casa (evite pegações, mesmo no seu quarto) e mostre-se aberto às criticas. Se tornando um ouvinte, poderá exigir sua vez de falar. Se mostrando aberto à comunicação (e a despertando quando a família não tem esse costume), você integra a casa como um morador fundamental, não só alguém alugando um quarto.


TODA ATITUDE TEM CONSEQUÊNCIA

Se você é adulto pra tomar vodca, seja adulto para admitir o vômito no tapete da sala. Todas as suas atitudes possuem consequências, então não minta ou omita: encare. Gente madura é forte para tomar a decisão e aguentar todos os prós e contras. Tenha isso em mente antes de enganar seus pais ou jogar a culpa no irmão. Errar pode ser vergonhoso, mas admitir o erro é o grande passo para demonstrar maturidade (mesmo que seus pais não façam a mesma coisa).

Todo relacionamento (familiar, de amizade ou amoroso), precisar de amor e confiança como base. Alguns pais, infelizmente, criam barreiras para que possamos amá-los sem querer matá-los. Cabe a você, que tá recebendo informações privilegiadas, dar o primeiro passo. Insistindo em conversar com paciência, as portas se abrem. Digo porque eu e minha mãe brigávamos todos os dias e hoje somos melhores amigos. É soma de maturidade (minha e dela) e amor depois de 5 anos tentando...

As próximas partes do guia vão ajudar a diminuir brigas, auxiliar na limpeza da casa (pra mostrar que você tá no controle da bagunça) e métodos para instaurar paz e confiança!

familia+nao+gostadesculpar+erradoNoely+macedocomo+melhorar+relacao+pais
FacebookYoutubeTwitterConheça o autor

Comente com o Facebook:

Últimos Artigos