Carregando...



Como ler tarot: guia para iniciantes

Como ler tarot: guia para iniciantes
Manual para cartomantes de gaveta.
Como ler tarot: guia para iniciantes
Ler cartas de tarot é útil para tomar decisões importantes (especialmente de última hora), ter norte sobre intenções de desconhecidos, mapear a situação em que você se encontra e, o mais legal, matar tempo jogando! Nesse guia do Discípulos de Peter Pan, você vai aprender o que precisa para comprar seu baralho e começar a lê-lo agora!

QUAL TAROT COMPRAR?
Intuição não é uma capacidade sobrenatural. É um instinto animal, subconsciente, que faz você se sentir bem ou mal acerca de uma escolha. Por isso, veja as opções de baralho (ou deck, em inglês) e escolha aquele que se identificar mais. Pode ser pela aparência das cartas, pelo nome... Siga teu coração (e seu bolso, porque meu primeiro, que é meu parceiro até hoje, comprei por R$ 12 porque era o que eu tinha na carteira). Eles são vendidos em livrarias e lojas esotéricas.

COMO LIMPAR SEU TAROT ENERGETICAMENTE
Não só o tarot, mas vários objetos ficam com "pedaços" de energia colados neles com o tempo. É como dinheiro: passa por tanta gente que fica sujo. Para "zerá-lo", pode acender um incenso com a intenção de purificar seu baralho, e passá-lo pela fumaça reafirmando a intenção de limpeza. Se você se identificar mais com fogo, pode fazer o mesmo com a chama de uma vela. Até jogar um pouquinho de sal — se você se identificar com o elemento terra — ou descansar seu baralho em cima de um copo com água por vinte minutinhos funciona.

Importante: repita a limpeza vez ou outra, especialmente se fizer muitas leituras, quando se sentir cansado ao ler, ou não conseguir interpretar a carta — como se tentasse ler um livro com pouca luz. Significa que energias estão acumuladas, "embaçando" seu lado intuitivo (já que o racional apenas reconhece as imagens, enquanto o intuitivo interpreta).

Como ler tarot: guia para iniciantes

É PRECISO ACREDITAR EM DEUSES?
Não. Não é preciso acreditar em nenhuma divindade para ler tarot. Também não precisa ter religião — assim como acreditando em qualquer divindade ou sendo de qualquer religião, você também pode ler as cartas. Elas são como um um aparelho, não necessitam de fé para que funcionem. É como se ao jogar suas perguntas para o tarot, o universo ouvisse e respondesse, traduzindo seus conselhos pelas imagens nas cartas. É necessário sensibilidade e estudo de simbolismo para serem interpretadas, não crença.

CARTAS INVERTIDAS
Há quem diga que quando uma carta aparece de ponta-cabeça no jogo, é preciso interpretar seus significados no lado "negativo". Olha, não há bom ou mau. Elas funcionam em conjunto, formando um contexto que vai depender da pergunta para ser interpretado como positivo ou não. No guia de arcanos maiores (as 22 principais cartas de um baralho) que o Hekator tá montando, ele cita significados invertidos para ilustrar possíveis interpretações dependendo do contexto, não uma maldição suprema de que tudo dará errado.

SIMBOLOGIA DAS IMAGENS
Já comentei que é necessário estudo e compreensão de simbologia para ler bem as cartas. Quando digo isso, é para que você amplie sua observação para imagens subjetivas. Vamos usar o arcano VII - O Corcel, do Tarot das Bruxas, como exemplo:

Como ler tarot: guia para iniciantes

O que você vê na imagem? Uma mulher nua em cima de um cavalo correndo para a direita, numa terra redonda, numa noite de lua cheia. Agora se pergunte:

1. O que uma mulher de cabelos longos, nua, em cima de um cavalo poderia representar?
2. O que o cavalo correndo para a direita como se estivesse flutuando poderia representar?
3. E a lua cheia? A noite? As nuvens?
4. E a terra?

Como ler tarot: guia para iniciantes

O cavalo correndo pra direita, com as orelhas atentas, pode simbolizar um ajudante para o consulente (quem faz a pergunta), o guiando e protegendo para um objetivo futuro (se a figura aponta a direita, significa futuro; esquerda para o passado; presente fica no meio). A lua cheia indica que essa mudança, abandonando velhos hábitos (nudez, liberdade), acontecerá num momento de grande poder e pequenas incertezas (nuvens). O mundo vai continuar girando e favorecendo a mudança (a perspectiva esferoide da terra).

Viu? Quanto mais detalhes encontrar (e estudá-los), mais completa será a leitura. Compre seu baralho, sente-se com ele e observe as imagens atentamente. Pode ser que daqui a dois anos você pegue a mesma carta que estudou e repare num detalhe que nunca viu antes. Acontece nas horas mais certas.

SIGNIFICADO DOS ARCANOS MAIORES NO TAROT
A cada semana, o Hekator vai postar uma análise maneira sobre cada arcano maior do tarot (usando o Tarot de Marselha e o Tarot Universal de Waite como base, que são populares e muito fáceis de achar). Qualquer coisa, é só voltar nesse post para encontrar os links de cada arcano — atualizarei toda semana.

— Arcano zero (ou XXII) - O Louco
— Arcano I - O Mago
— Arcano II - A Grã-Sacerdotisa
— Arcano III - A Imperatriz
— Arcano IV - O Imperador
— Arcano V - O Hierofante
— Arcano VI - Os Enamorados
Arcano VII - O Carro
Arcano VIII - A Justiça
Arcano IX - O Eremita


E TEM PLAYLIST PARA ACOMPANHAR
Para deixar o clima zen, uma playlist esotérica cheia de amor! Clique aqui ou na imagem abaixo:

Playlist esotérica

O que acha do curso? Vai comprar seu baralho? Não deixe de comentar!

Chá e tarot para tardes místicasComo fazer tabuleiro ouijaRoupas e decoração de American Horror Story: CovenPlaylist para bruxaria
FacebookYoutubeTwitterConheça o autor

Comente com o Facebook:

Últimos Artigos