Carregando...



Como se cobrar menos

Como se cobrar menosAutocobrança foi uma das razões que me levaram ao suicídio. Pensar que não estava dando meu máximo, que acabaria fracassado e teria de abandonar meu sonho para seguir o rumo "correto" da vida tirou esperanças que me mantinham vivo. Autocobrança é medo do futuro? Vamos falar disso!

Por que nos cobramos?

Nossos pais são pressionados pelo mundo e eles nos ensinam a nos pressionarmos. Dizem que devemos pensar no futuro para "vivermos bem" — normalmente fazendo o que não amamos. Assim tememos contas, que acabe a comida, "não fazer nada o dia todo" ou investir em atividades "sem futuro". Nos cobramos pelo que virá. Porém, o futuro não existe. Podemos calcular possíveis resultados (se plantar uma semente, pode nascer uma planta), mas nunca com exatidão — nem com tarot.

Truque para se cobrar menos

O truque para alongar o tempo (quem se cobra costuma achar que há pouco tempo no dia para fazer tudo que precisa) e passar pela ansiedade com menos danos é aproveitar o momento. Não confunda com beber todas e viver na praia. Aproveitar é jogar atenção na tarefa que pede presença agora. Respire, tenha paciência e execute-a com todo potencial, um dia após o outro. Você sentirá que o dever foi cumprido e a autocobrança terá pouco espaço para crescer.



Momentos de ócio

Como é importante focar nos momentos de trabalho (ou qualquer atividade socialmente exigida, como estudar), aproveitar momentos de preguiça é importante para aliviar o cérebro. Sou viciado em trabalhar por ser ansioso quero resultados logo, e a melhor maneira de consegui-los é criando muita coisa — dificilmente consigo me desligar do que faço. Só que é necessário matar meu trabalho às vezes pra ver filme, comer e dormir, pois quando volto, venho com tudo*.
*geralmente com sensação de que perdi tempo à toa, mas é culpa que a sociedade implantou para que não fiquemos desocupados, trabalhando feito cadelas para encher o bolso de gente que já é rica. Leia o artigo "Dolce far niente: o que é e como aproveitar" e dei dicas pra aproveitar suas folgas nesse post.

Não dá para acelerar o tempo

Sei que é difícil lidar com uma vida que não dá para acelerar que nem The Sims, mas já que não temos essa opção, vamos parar de querer acelerá-la. Porque nossa única certeza do futuro é a morte, então curtir cada instante de trabalho e ócio nos deixa leves. Quando os planos acontecerem (quase sempre diferente do que imaginamos), dará para aproveitá-los na potência total. Adapte-se ao momento atual e resista menos às mudanças. Não podemos controlar tudo.



Conclusão

Tenha objetivos, trace rotas para alcançá-los e preocupe-se com o amanhã moderadamente. Não transforme sua existência, que é um presente (dentre milhões de espermatozoides você foi o fodão), num esforço desnecessário para viver pelo que ainda não existe! Futuro é reflexo do hoje, então é nele que você precisa investir: aproveite a família, não chore pelos términos, abrace sua preguiça e força de trabalho. Seja carinhoso consigo e se cobre menos. ■

E se eu não der certo na vida?10 sinais de que você sabe viver (e se não sabe, vai aprender agora)Como dormir sem sono: 10 dicas infalíveisO que é procrastinação? Como curar isso?
FacebookYoutubeTwitterConheça o autor

Comente com o Facebook:

Últimos Artigos