Carregando...



Arcano 0, O Louco - Como ler tarot

Arcano 0, O Louco - Como ler tarot
Como interpretar o arcano?
Arcano 0, O Louco - Como ler tarot
Aqui começa o compêndio de significados dos arcanos maiores do tarot! Depois do "Leia mais", quem vai assumir a posição de professor é o Hekator (siga-o no Instagram), que também escreve para o blog da página Bruxaria Hipster! Venha ler!

***

Os 22 Arcanos Maiores do Tarot são a alma do mesmo. Eles representam um caminho, uma jornada que cada alma humana deve percorrer, não apenas uma vez, mas várias vezes na vida; uma jornada cíclica que, da plenitude, terá que voltar ao vazio. A própria ideia de reencarnação se encaixa aqui, onde ao beber da água do Rio Estife, você renasce limpo de suas antigas experiências para dar vazão às novas.


THE FOOL - O LOUCO

A razão deste arcano ser numerado como 0 é que ele representa o estado neutro/nulo do aventureiro que inicia uma jornada. O Louco está aberto para novas experiencias, seja quais forem. Em minha tenra infância, apesar de todos os avisos de minha sábia mãe, só aprendi a nunca botar o dedo na tomada depois de, bem, ter colocado o dedo na tomada. Boas ou más experiencias são a verdadeira aprendizagem. Fazer, experimentar, agir, é o que separa o viver do meramente existir (sorry, mas "penso logo existo" não é o bastante para mim). Prestar vestibular e escolher sua carreia aos 17 anos de idade, largar um emprego sólido, sair de casa, ou experimentar comida estrangeira,são pequenos pedaços d'O Louco em seu cotidiano.


SÍMBOLOS

No Tarot de Marselha observamos uma figura masculina vestida de bobo da corte, uma trouxa de roupas nas costas e um cão o acompanhando. Estudando um pouco da Idade Média, dentre reais, camponeses e nobres, o Bobo da Corte era dotado de certas "liberdades". Ele era aquele que podia falar o que os outros não ousavam, pois não era levado a sério. Na boca de um piadista verdades são relevadas.

Significado arcano O Louco
Tarot de Marselha (à esquerda) e Tarot Universal de Waite.

A trouxa de roupas é comum em desenhos animados, num Pernalonga que tinha que mudar de toca ou num Pica-Pau migrando para o sul — não poderia ser um símbolo melhor para a jornada que O Louco está prestes a iniciar. E quem melhor para acompanhá-lo que o melhor amigo do homem? O cão pode tanto representar um guardião como uma ligação com o inconsciente — animal irracional, mas essencialmente domesticado. Uma ponte entre a emoção e a razão (no arcano A Lua falaremos mais sobre este simbolismo).

No Tarot Universal de Waite, O Louco está a beira de um penhasco. Tal posição lhe confere, simultaneamente, o perigo da queda, bem como uma vista privilegiada do que está por vir. De roupas florais, ele abre os braços para o vindouro.


NO TAROT MITOLÓGICO

Significado arcano O Louco
O Louco neste deck é representado pela divindade mitológica Dionísio, o Duas Vezes Nascido. Deus do vinho — o deus infano. Também está a beira de um penhasco, mas o elemento mais interessante está atrás dele: a caverna. Ela, por si só, representa uma quebra da prisão que é a zona do conforto. Simbolicamente, pode representar o nascimento em si ou uma fase de sua vida onde você opta por permanecer no escuro.

Peles, folhas, e até pequenos chifres, mostram sua natureza conduzida pelo instinto — um ser desprovido do saber. Na carta, o cão é substituído pela Águia, um dos símbolos de Zeus (seu pai). O rei dos Deuses observa seu filho dos céus, sem interferir diretamente. Ele o protege, mas permite que o filho viva suas próprias experiencias.


A nível divinatório: Um novo capitulo em sua vida. Risco e desejo pelo desconhecido. Aconselha a se abrir para novas experiências

Invertida: Prisão à forma. Estagnação; zona de conforto.

Hekator

 Como ler tarot: guia para iniciantes (clique para voltar à lista de outros arcanos).

Como ler tarot: guia para iniciantesPlaylist esotéricaRoupas e decoração do filme Jovens Bruxas (The Craft) - 1996Como fazer tabuleiro ouija
FacebookYoutubeTwitterConheça o autor

Comente com o Facebook:

Últimos Artigos