Carregando...



Arcano III, A Imperatriz - Como ler tarot

Como ler tarot A Imperatriz Arcano
Como interpretar o arcano 3?
Arcano III, A Imperatriz - Como ler tarot

Alegre-se, pois A Imperatriz geralmente tem significância positiva. Intimamente ligada ao corpo físico e mundo material, dela provém o prazer nos sentidos e a abundância da vida em suas diferentes formas. Acima de tudo, A Imperatriz representa o arquétipo da Mãe.

As diferentes representantes deste arcano nos Tarot de Waite e no de Marselha são gritantes. No de Waite, A Imperatriz está sentada em meio a um florido campo, as vestes menos formais e sua coroa mais florida. Uma escolha de cenário compreensível, uma vez que o mundo da Imperatriz é um lugar perfeito, ideal e natural — local de generosidade e fertilidade. A Imperatriz não apenas vive neste lugar, mas também o é.

Enquanto no arcano O Mago o poder de criação causava mudanças externas, e A Sacerdotisa mudanças internas, o poder d’A Imperatriz não se foca na criação de um mundo onde se deseja viver ou na mudança para uma pessoa que deseja ser, pois Ela já é o que quer ser e já vive no mundo que lhe é perfeito. Seguindo o arquétipo de mãe, seu instinto primordial é dividir esta felicidade, pois é dotada de amor incondicional.


ESSE É O AVISO

Como sabemos que o mundo não é perfeito, há perigo no conforto. Na carta O Louco vimos que ele nunca mudaria caso não tivesse se arriscado, e ai está o ponto: conforto e alegria muitas vezes são sinônimos de estagnação. Veremos em cartas futuras (O Enforcado, A Morte, A Torre..) que a dor e o caos são necessários para mudança. A Imperatriz é demasiadamente protetora (como toda mãe que não quer que o filho se machuque).

A Imperatriz é beleza, mas também inatividade. Aproveite o abraço deste arcano, mas esteja pronto para aceitar o momento de voltar à vida cotidiana, cheio de altos e baixos. Como as tão desejadas férias planejadas, você se afastou daquele chefe que odeia, passou um mês maravilhoso com seus amigos, mas terá de voltar. Você pode aceitar sua situação e ansiar para repetir as férias no ano seguinte, ou pode tomar as rédeas e crescer na empresa, mudar de emprego...


COMPARAÇÕES

No Tarot de Marselha, A Imperatriz se mostra mais formal. Nas mãos há o cetro e o escudo cujo brasão possui uma águia de asas curvadas — ambos confirmam sua autoridade moral e espiritual. O tronco e a cabeça formam um triângulo ascendente — espiritual. A parte inferior da figura mostra um quadrado — material. A coroa e o olhar, bem como a planta à esquerda, representam o ser humano realizado e consciente de suas potencialidades.

Arcano III, A Imperatriz - Como ler tarot

No Tarot Mitológico é representada pela deusa Deméter, a Mãe Terra, soberana da natureza e protetoras das criaturas jovens e indefesas. Era responsável pelo amadurecimento do grão e regia os ciclos da natureza, presidindo gestações e o nascimento de uma nova vida. Na carta, a deusa se mostra num campo florido, com montanhas e uma cascata ao fundo. Esta paisagem é a mesma que vimos n'A Sacerdotisa, uma ligação lógica se considerarmos que Deméter é mãe de Perséfone.

A cascata representa o fluxo dos sentimentos e fertilidade. A coroa em forma de castelo adornando a cabeça da deusa, confirma o domínio sobre a edificação de relacionamentos estáveis, bem como estabilidade material. Em seu pescoço, o colar de 12 contas representa os 12 signos do zodíaco — ligando-a ao ciclo da natureza, das estações.

Arcano III, A Imperatriz - Como ler tarot
Deméter reflete a experiência da maternidade, a descoberta do próprio corpo como algo sagrado e a conscientização da nossa parte na natureza. Ensina a apreciarmos os prazeres simples do cotidiano, oferecendo proteção, conforto e, acima de tudo, sabedoria — uma mãe que aprendeu na escola da vida, por isso é sábia sem ser racional, pois essa sabedoria vem da natureza.

O Tarot Mitológico confirma as preocupações expressadas no Tarot de Waite e Marselha: o perigo da estagnação. Deméter é uma mãe enlutada que se revolta contra as mudanças que mexem na sua vida. Ela fez a terra morrer quando sua filha foi sequestrada. Porém, mesmo quando Perséfone, por vontade própria, volta para Hades três meses ao ano, Deméter volta a se revoltar e faz a terra morrer (origem do mito do inverno).


***

Significado: Criatividade, produtividade. Maternidade. Abundância, boas colheitas, êxito. Ambiente seguro. Chegada de uma fase mais terrena. Paz e estagnação.

Invertido: Inatividade. Destruição. Maus resultados, perda de colheita. Enfermidade física ou mental. Pobreza. Atividade estéril.

POST ESCRITO PELO HEKATOR SIGA-O NO INSTAGRAM

Como ler tarot: guia para iniciantes (clique para voltar à lista de outros arcanos).

Como despertar intuiçãoComo se cobrar menos20 clipes místicos, de bruxas e illuminatiComo ler tarot - guia para iniciantes
FacebookYoutubeTwitterConheça o autor

Comente com o Facebook:

Últimos Artigos