Carregando...



Arcano IV, O Imperador - Como ler tarot

Arcano 4 o imperador como ler tarot
Como interpretar o arcano 4?
Significado arcano maior imperador waite

Se A Imperatriz é o arquétipo da mãe, O Imperador é do pai (vou comparar bastante as duas cartas). O Imperador é o líder, o professor indispensável para a formação do nosso caráter, bem como a maneira de se viver eticamente seguindo as regras estabelecidas para uma convivência em sociedade. Sábio no conhecimento do mundo, nos ensina a viver junto aos demais como parte de uma estrutura. É o pai modelo que aconselha, corrige, guia e protege.

Ele é o governador do mundo estruturado e regulamentado. O mundo d’A Imperatriz era perfeito simplesmente por ser assim. O mundo d’O Imperador é perfeito porque ele o mantém assim — mesmo que não seja tão belo e generoso quando o do arcano anterior.

Dotado de um coração forte e poderoso, demonstra seu amor tornando o mundo o mais ideal possível para aqueles que protege. Ele impõe regras restritas por ser a maneira de garantir um futuro aos seus “filhos”. Nesse ponto, me arrisco a dizer que ele pode ser ainda mais protetor que A Imperatriz. Ele, que criou a ordem a partir do caos, não deseja que nada perturbe essas regras, e está disposto a lutar por isso.

O Imperador Tarot de Marselha e Tarot Universal de Waite
Tarot de Marselha à esquerda. Na direita, Tarot Universal de Waite.

“Toda regra tem um motivo e uma razão para existir”, logo, todas as restrições são para o nosso próprio bem, porque para O Imperador, sem lei e ordem, o mundo cairia na anarquia. Essa pode parecer ser uma visão extremista e limitadora, mas os Arcanos Maiores representam etapas da nossa vida que no tarot chamamos de “O caminho do Louco”. Em certos pontos de nosso cotidiano, a força e inflexibilidade d’O Imperador se fazem necessárias.

Ele representa o líder perfeito. Não se deixa corromper pelo poder, escuta seus conselheiros — mesmo que a decisão final seja dele — e governa com mão firme, justa.

No Tarot de Marselha, O Imperador cruza as pernas formando um quatro — simbolizando a matéria. Adornado por um chapéu característico, que tomo como símbolo de crescimento interior. A águia com asas abertas no brasão, o cetro e a planta que começa a crescer, são símbolos que vimos n’A Imperatriz e se repetem aqui — todos da realeza, que confirmam direito nato de liderança em seus respectivos reinos de atuação. A predominância do azul simboliza materialidade e introspecção.

No Tarot Universal de Waite, as vestes vermelhas são predominantes — denotando ação. Os símbolos de realeza (coroa e cetro) também estão presentes, mas o que podemos observar é que ele, sob as vestes reais, está usando uma armadura. O Imperador está sempre preparado para lutar pelo que acredita ou para defender aquele que necessita.

***

Não imaginaria ninguém além de Zeus para representar O Imperador. Rei dos deuses e dos homens, chamado de Pai Supremo, Zeus tinha por hábito vestir-se como mortal e visitar homens para testar sua hospitalidade. Sua sabedoria era evocada, assim como seu epíteto Pater (pai) bem consagrado, pois Ele é a imagem da experiência da paternidade. Na carta d’O Louco, vimos sua águia — seu animal símbolo — vigiando seu filho de longe. A águia é uma ave real, que reina os céus e observa de longe.

Seus raios, certeiros, confirmam o domínio sobre a natureza, bem como o globo em sua mão. Ele representa o espírito que prevalece nas instituições de valores. É o respeito próprio. Na mitologia, ele encoraja seus filhos a conseguir o que desejam, ensinando-os. Ele é a autoridade, ambição e disciplina que precisamos para alcançar nossos objetivos.

Ele nos desafia a trazer algo à tona, a materializar uma ideia, a fazer planos e construir algo no mundo — como ele mesmo o fez: Zeus destronou seu pai, salvou seus irmãos e estabeleceu um reinado que se perdurou e ainda se mantém.

POST ESCRITO PELO HEKATOR — SIGA-O NO INSTAGRAM

Como ler tarot: guia para iniciantes (clique para voltar à lista de outros arcanos).

Roupas e decoração do filme Jovens Bruxas (The Craft)Siga seu sonho agora!Como despertar intuiçãoComo ler tarot: guia para iniciantes
FacebookYoutubeTwitterConheça o autor

Comente com o Facebook:

Últimos Artigos