Carregando...



Como organizar fotos digitais

Pastas virando álbuns!
Ilustração: Enrique Coimbra

saí do armário me assumindo como um viciado em organização — na real, até já organizei esse armário todo. Busco mais e mais maneiras de manter o que preciso à mão, com fácil localização e praticidade para guardar coisas novas. Arquivos digitais não ficam de fora.

Esse guia foi inspirado pelo vídeo do canal JM Photography, que salvou minha pasta Imagens de se tornar um completo caos. O guia original está em inglês, por isso resolvi adaptar para o DDPP! O sistema de organização é básico e consiste na criação da seguinte hierarquia:

Pasta-raiz > Ano > Data do evento e nome > Arquivos de fotos

Como organizar fotos digitais

1. Crie a pasta-raiz, que vai agrupar todas as outras. A minha chamei de "Álbuns Pessoais".

Como organizar fotos digitais

 2. Dentro da pasta-raiz crie pastas para cada ano.

Como organizar fotos digitais

3. Dentro do ano correspondente, nomeie as pastas das fotos usando a fórmula ANO-MÊS-DIA + NOME DO EVENTO. Exemplo: 2014-08-09 Aniversário da Bianca. Como dá pra ver na minha pasta de 2014, usando essa fórmula de nomeação as pastas ficam organizadas por ordem crescente (por ano, de janeiro a dezembro, e dia do mês).

Como organizar fotos digitais

4. Insira as fotos digitais dentro das pastas correspondentes! O ideal seria colocar o mesmo nome da pasta nas fotos (sem a data) para facilitar buscas. Para fazê-lo, selecione todas as fotos, clique com o botão direito (ou aperte F2 no teclado) e escolha Renomear. Escrevendo numa só, todas receberão o mesmo nome e uma numeração. Exemplo: Eu, Eu (1), Eu (2), Eu (3) etc.


COMO ORGANIZAR FOTOS DE FÉRIAS?

Digamos que você tenha viajado para Minas Gerais por uma semana: como ficaria a organização das fotos? Mesma coisa. A única diferença é um facilitador: dentro da pasta que inserir as fotos, crie uma pasta para cada dia da viagem. Ficaria assim:

Pasta-raiz > 2014 > 2014-09-16 > Férias em Minas > Minas Dia 1, Minas Dia 2, Minas Dia 3...


COMO ORGANIZAR FOTOS DE EVENTOS QUE DURAM O DIA TODO?

Quando você tira muitas fotos num mesmo evento, pode dividir as pastas por etapas:


Pasta-raiz > 2014 > 2014-09-16 > Formatura > 01 Preparação, 02 Cerimônia, 03 Festa etc

***

Músicas, vídeos e fotos são os arquivos que mais pesam num computador, por isso é bom manter tudo arrumadinho, pois facilita ao buscar uma memória ou fazer cópias de segurança bonitinhas. Aproveite a reorganização para excluir fotos onde todo mundo saiu mal, desfocadas ou repetidas! Vai liberar bastante espaço no disco rígido!

O que achou das dicas? Como você organiza suas fotografias? Comente!
Como organizar posts para blog: meu métodoDupla-exposição no Photoshop: como fazerComo colocar ícones de filmes nas pastas do WindowsComo organizar tarefas: o método perfeito
FacebookYoutubeTwitterConheça o autor

Comente com o Facebook:

Últimos Artigos