Carregando...



Como dar festa de última hora

Discípulos de Peter Pan - DDPP - Como dar festa de última hora

Parece um guia estúpido de oferecer, mas quando meus amigos precisam dar uma festa de última hora — ou social, como a gente chama por aqui —, ficam perdidinhos. Não sabem o que fazer pra comer, nunca têm playlists prontas e precisam lidar com aquelas pessoas que dizem que vão aparecer com uma garrafa de bebida, mas furam em cima da hora. Esse pequeno manual é o que venho aprendendo desde meus 15 anos, quando comecei a fazer festas do pijama decididas em cima da hora, logo depois da escola.


ANTES DE TUDO
Se mora com seus pais, não seja vida louca e dê uma festa sem avisá-los. Na real, avise para todos os membros que dividem a casa que você chamará amigos para uma reunião pequena que pode (ou não) ser um pouco barulhenta. Aqui em casa fiz uma festa sem avisar à minha mãe, que estava trabalhando. Quando chegou, cansada, teve de sorrir pra todo mundo e fingir que estava de boa para não ser mal-educada. No dia seguinte ela disse que eu poderia ter ao menos avisado, pois é chato chegar em casa e ser surpreendida por um monte de jovens bêbados na varanda. Desde então aprendi a lição: me colocar no lugar dela e me perguntar "se fosse comigo eu gostaria que dessem uma festa sem aviso?".

O QUE COMER?
O maior problema é decidir o que comer. Especialmente quando você está sem dinheiro ou os supermercados estão fechados e não tem nada em casa. O que meus amigos esquecem quando dão festas assim é que já estão oferecendo um local gratuitamente pra bagunça acontecer — e eles limparão sozinhos depois! Por isso, mande que os convidados tragam algo para comer, nem que um traga a salsicha, outro o pão, o outro amendoim, biscoito e tal. Dê preferência a coisas simples, como cachorro-quente ou petiscos que venham em grande quantidade — apesar de delicioso, Doritos acaba rápido. Um pacotão de Fandangos alimenta e dura mais. Pense nessas coisas.


O QUE BEBER?
Regra básica de toda festa de última hora: além de cada um trazer algo pra comer, nem que seja simbólico, é obliteravelmente necessário trazer a própria bebida. É melhor sobrar do que faltar, e uma garrafa dá para duas ou três pessoas ficarem bem. Se sobrar, até pode levar de volta, mas enquanto estiver na festa ela pertence a todo mundo. Se o amor é livre, por que não o álcool? Se sua patota não bebe álcool, pode trazer refrigerante, suco, ou componentes diferentes, como leite, sorvete e achocolatado pra fazer milk-shakes.

QUEM CHAMAR?
Meu quarto só tem espaço para oito pessoas se divertirem "confortavelmente". Por isso a lista de gente que posso chamar é pequena. O que me faz querer matar alguém é quando deixo de chamar um amigo para chamar outro que fura em cima da hora. Quando for convidar, não chame gente que está na dúvida. Diga que você precisa de uma resposta urgente, pois o espaço é limitado e tem outras pessoas que você gostaria que comparecessem. Chame amigos que topam tudo e, se sobrar espaço, peça para que eles chamem outros amigos que topam tudo também.


MÚSICAS E PLAYLISTS
Sou o cara que sempre leva músicas! Uma solução mais prática que o YouTube ou USB — que funciona melhor para achar músicas específicas em vez de deixar algumas rolando ao fundo — é usar o site e aplicativo para smartphone 8tracks. Já falei dele aqui no site e todas as playlists do DDPP são hospedadas lá. O legal dessa plataforma é que você pode procurar playlists criadas por outros usuários escrevendo a vibe da festa. Ao usar a tag party e dance, achará músicas dançantes para festas. Se procurar party e sexy, serão músicas para festas mais quentes, e assim por diante. Procure por tags em inglês para resultados melhores e navegue pelas playlists do DDPP se não conseguir pensar em nada. Ah, também pode usar o Spotify, mas prefiro o 8tracks!

DECORAÇÃO
Não dá pra fazer muita coisa de última hora com a decoração se você não tiver os acessórios dentro de casa, por isso passe só uma vassourinha, ajeite os móveis e abra o maior espaço possível. Guarde objetos que possam quebrar ou serem furtados Também pode acender um incenso e algumas velas, pois luz acesa em festa fica sem graçona. Se não tiver velas — ou se não quiser que a casa entre em chamas —, use abajures, pisca-piscas e luminárias. Iluminação indireta é o que há!


DEFINA LIMITES
Depois de beber as pessoas perdem a linha, então defina regras básicas antes da festa começar: nada de entrar no quarto dos seus pais, evitar sujar o banheiro de vômito — e se vomitar, limpar depois, como já fiz e não nego —, ficar longe de objetos frágeis, não levantar os braços quando a música for boa se o ventilador de teto for baixo e nunca, jamais, utilizar facas, velas ou objetos perigosos depois de umas tequilas. Vai por mim...

Sua festa não precisa ser a mais rica ou bonita. Ela só precisa ser fácil, pois é isso que dita uma boa festa em casa: simplicidade. Com bons amigos e real intenção de aproveitarem uma noite juntos, tirando fotos zoadas e rindo de memórias particulares, há grandes possibilidades dessa social se tornar assunto de muitas conversas futuras.
Tem dicas para festas de última hora? Comente!
5 jogos improvisados pra festasSocial imaginativa: festeje em qualquer lugar do mundo sem gastar nadaComo fazer festa do pijamaPlaylist pra festa de última hora
FacebookYoutubeTwitterConheça o autor

Comente com o Facebook:

Últimos Artigos