Carregando...



Playlist dos suicidas

Ouça mais playlists
Para lembrar e superar a dor.
Discípulos de Peter Pan - DDPP - Playlist dos suicidas

Se você se identificou com o título dessa playlist é porque tem tristeza no peito. Você às vezes não sabe quem é ou por que está nesse planeta. Não se acha útil. Se sente um peso na vida de todos, um erro. Eu tentei suicídio na metade de 2014, por isso sei exatamente o que você está enfrentando. Também é por isso que repito: se chegou ao ponto de não querer existir, por que não vive a vida que quiser sem medo do que vão falar?

Não quero te convencer a não se matar. Na verdade, essa playlist está aqui como um reflexo. Quero que você perceba em cada letra como muita gente passou por algo similar ao que nós enfrentamos e transformaram numa coisa nova: arte. Não vale a pena morrer porque o mundo criou regras sem pensar em como nos faria mal. Porém, a escolha é sua. Sempre será. Se escolher viver e quiser alguém de confiança para contar seus problemas, pode falar com o Clube dos Discípulos de Peter Pan, mandar e-mail ou conversar no Skype com a equipe do CVV — Centro de Valorização da Vida. Eles mantém sigilo absoluto e nunca julgam, não importa o que você conte.

Que essa playlist exista para que não ignoremos nossas tristeza, pois o que não assumimos nos consome. Ouça, chore, mas não se mate. Se erga, por mais difícil que as coisas estejam. Você é seu próprio deus e deusa, dono do próprio destino. Se eu tô conseguindo, você também pode.

Se cansou da tristeza e quer ouvir algo mais animado:

- Playlist antissuicídio
- Trilha sonora do livro Um Gay Suicida em Shangri-la
- 10 músicas para curar tristeza e desânimo
- Playlist felicidade instantânea
- 10 músicas pra transformar sua casa num bar indie rock
- 10 músicas pra levantar de manhã com esperança no dia



"Ghost Stories" by Coldplay, 2014
1. Midnight - Coldplay
Essa música tocou enquanto eu perdia a consciência quando tentei me suicidar. Fala que na escuridão que precede bons momentos da manhã a gente precisa de uma luz acesa. Ela significa esperança, mesmo que a canção seja melancolia pura.

"Ceremonials" by Florence + The Machine, 2011
2. Never Let Me Go - Florence + The Machine
Essa música é uma das mais fortes que ouvi na vida. Fala sobre uma pessoa que se matou e, depois de morta, se questionou um monte de coisas. "Mesmo insuportável, é a única forma de escapar. Parece uma escolha difícil, mas já estou debaixo d'água".

"A Weekend In The City" by Bloc Party, 2007
3. SRXT - Bloc Party
Essa música é a carta de despedida de um menino que também decidiu se afogar. Ele tira os pôsteres das paredes, escreve para os que ama e diz estar cansado da batalha sem fim para se amarrar a uma esperança. Derruba lágrimas. O nome da música vem do antidepressivo Seroxat.

"I Never Learn" by Lykke Li, 2014
4. No Rest for the Wicked - Lykke Li
Mesmo que fale de mais um relacionamento que não deu certo para Lykke Li, a música trata daquela ideia de que nós, depressivos e suicidas, nascemos com uma maldição nas costas.

"The Night Is Ours" by Youth Group, 2008
5. Dying at Your Own Party - Youth Group
E se você desaparecesse de uma hora pra outra, quem sentiria falta? Gostaria de voltar? Com o título traduzido para "morrendo na sua própria festa", essa canção da banda Youth Group trata disso.

"The Last Broadcast" by Doves, 2002
6. Last Broadcast - Doves
O narrador fala que "chega um ponto em que você não sente nada, e aí chegamos à nossa última transmissão". Nos três dias antes de tentar suicídio, me senti nulo. Não havia felicidade ou tristeza, só vazio. Essa música expressa bem isso.

"Spiritual Machines" by Our Lady Peace, 2000
7. Are You Sad? - Our Lady Peace
E se você não precisasse ficar triste? A banda Our Lady Peace mostra o diagnóstico da sua dor e vai te perguntando se vale a pena, dizendo que a felicidade é um direito nosso. A melodia é triste e a mensagem chega devagar.

"Let There Be Morning" by The Perishers, 2003
8. Pills - The Perishers
Outra com letra e melodia fortes, conversa sobre as mentiras que vestimos num sorriso quando perguntam se estamos bem. Admitimos que sim, mas tomamos pílulas pra dormir, falseamos sentimentos e nos afogamos em nós mesmos.

"Highviolet" by The National, 2010
9. Sorrow - The National
A banda The National diz que a tristeza os achou quando eram pequenos, e daí partiram para uma vida de pílulas para controle emocional e melancolia. Tudo piora quando o cara não quer largar dessa tristeza, pois é sua única companhia.

"My Own Prison" by Creed, 1997
10. What's This Life For - Creed
Creed pergunta o sentido da vida quando vivemos na ignorância de nossas dores — e ignorando as dos outros. E nossa alma, o que poderíamos falar dela? Qual o sentido que você vai escolher pra sua vida a partir de agora?

Pense bem antes de qualquer atitude. Peça ajuda. Escolha viver.

Playlist antissuicídioComo se cobrar menos 25 dicas pra viver melhor Tentei suicídio e aprendi 20 lições sobre viver
FacebookYoutubeTwitterConheça o autor

Comente com o Facebook:

Últimos Artigos