Carregando...



Arcano VII, O Carro - Como ler tarot

Veja mais guias
Como interpretar o arcano 7?
Arcano VII, O Carro - Como ler tarot

Vitória e êxito são anunciados pelo sétimo arcano, O Carro. Mas tal vitória não vem por obra do destino ou intervenção externa, e nem é necessariamente uma vitória sobre um problema cotidiano ou assunto externo. Geralmente trata-se de um triunfo sobre si mesmo.

Esta é uma carta de força e controle sobre sentimentos, onde o poder da mente e da Vontade são usados para adaptar, domar e usar os desejos do coração para dirigi-los a um objetivo. O Imperador mantinha o controle negando sentimentos e governado pela razão. O Carro, por outro lado, sabe que que suas emoções não devem ser banidas, mas usadas para alcançar algo maior.

COMPARAÇÕES
No Tarot Universal de Waite, o homem na carruagem domina e conduz sentimentos positivos e negativos — aqui representados por duas esfinges de cores contrárias, que puxam a carruagem. Esta é uma simbologia fácil de apreender: se soltas, as esfinges correriam livres e sem rumo/objetivo, seguindo unicamente seus instintos. Domadas por uma mente racional, elas não só seguem para um objetivo como puxam a carruagem. O carro não andaria sem as esfinges e as esfinges não conquistariam nada sem a mente racional as conduzindo. O equilíbrio é necessário. Sem supervisão nossas emoções perdem o controle, e sem elas não temos forças para alcançar nenhum de nossos objetivos.

Arcano VII, O Carro - Como ler tarot
Esquerda: Tarot de Marselha. Direita: Tarot Universal de Waite.

A gloria e a felicidade de uma conquista não se compara à sabedoria ganhada quando você domina os próprios medos. Sempre é mais difícil derrotar inimigos internos. O medo debilitará se você assim permitir. Mais uma vez, O Carro não é sobre negar ou destruir sentimentos — é sobre encará-los e domá-los.

No Tarot de Marselha, em vez de esfinges, a carruagem é puxada por cavalos (o que prefiro, pois me dão uma impressão mais selvagem que as esfinges). Tirando isso, o desenho deste deck e o do Tarot Universal de Waite são quase idênticos, variando apenas no nível de detalhes.

A figura do soldado que conduz a carruagem exemplifica a essência da vida militar: disciplina. A disciplina é necessária para dominar a si e tomar controle das emoções, para então usá-las de maneira produtiva no "campo de batalha". Estando coroado, ele representa o equilíbrio das boas fortunas e do poder. Está emoldurado pelos quatro mastros da carruagem, mostrando que ainda há apego à matéria. Há também um equilibro de cores na carta: uma das mangas de sua vestimenta é amarela e a outra é vermelha, o azul no centro. Há faces nas ombreiras representando também conflitos internos da figura superior (os rostos expressam sentimentos opostos).

NO TAROT MITOLÓGICO
No Tarot Mitológico é quase paradoxal representar O Carro com Ares, deus da guerra, que diferente de sua irmã, Atenas, rege a batalha sangrenta. Também é amante do calor da luta e se exultava com a derrota do inimigo. Justamente por não ser — necessariamente — uma figura racional, e por amar a guerra, ele é capaz de usar intensas emoções para obter vitória.

Arcano VII, O Carro - Como ler tarot
Na carta, o deus usa um elmo e uma armadura, carrega uma lança e seu carro é puxado no deserto por dois cavalos de cores opostas. Sua passagem levanta poeira, assim como no fundo nuvens tempestuosas se mostram. A simbologia dos cavalos eu já comentei: sentimentos opostos, bem como potencial para o bem e o mal. O lugar, o deserto, representa a falta de sentimentos e ponderação — não há água, que é o elemento do sentimento. Ares é a imagem dos instintos agressivos guiados pela vontade do consciente. Ele sempre sai de suas disputas mais forte, apesar de derrotas e humilhações. No mito anterior, O Louco (lá representado por Páris) teve de lidar com as consequências de suas escolhas quando, sem a maturidade necessária, se rendeu aos encantos de Afrodite e escolheu seu prêmio. Aqui, O Louco aprende como controlar suas emoções e usá-las para avançar — O Carro o conduz à maturidade.

Significado: vitória, triunfo (merecido); necessidade de aprender como controlar a si; recuperação de saúde; conflito e luta; fortalecimento da personalidade; também pode indicar viagem no futuro próximo.

Invertido: colapso inesperado nos planos; doença, fracasso; vitória pouco ética; ambição excessiva ou consulente demasiado materialista.

Como ler tarot: guia para iniciantes (clique para voltar à lista de outros arcanos).

POST ESCRITO PELO HEKATOR — SIGA-O NO INSTAGRAM

Como usar cristais para proteçãoVelas e poderes mágicosIncensos e seus poderes mágicosO que é egrégora? E aura?
FacebookYoutubeTwitterConheça o autor

Comente com o Facebook:

Últimos Artigos