Carregando...



Arcano VIII, A Justiça - Como ler tarot

Veja mais guias
Como interpretar o arcano 8?
Arcano VIII, A Justiça - Como ler tarot

A primeira coisa que devemos esclarecer é a numeração dos arcanos. O arcano zero, O Louco, tem número nulo por representar o potencial para qualquer coisa. Ele representa o início, o cálice vazio. O Caminho do Louco é assim chamado porque representa as experiências de aprendizagem do Espírito à medida que encontra outros arcanos. Ele ganha um guia quando encontra O Mago, experimenta de amor incondicional ao encontrar A Imperatriz, aprende sobre deveres cívicos com O Imperador, valores espirituais com O Hierofante e por aí vai.

Os 22 Arcanos Maiores são únicos, mas a ordem com o que O Louco os encontrará está aberta a interpretação. A razão de eu estar comentando isso é que para o Tarot Universal de Waite o 8º arcano é A Força. Já para o Tarot de Marselha, bem como o Tarot Mitológico, o 8º arcano é A Justiça (que só aparece como o 11º no de Waite). Outro exemplo foi que no Tarot Mitológico A Imperatriz vem antes d’A Sacerdotisa.

Para simplificar, vou seguir a sequência do Tarot de Marselha.

SOBRE A JUSTIÇA
No tarot, os arcanos menores são os que falam mais da nossa vida física, uma vez que os Arcanos Maiores tratam de algo "a mais". Entende-se que esta justiça não se refere às leis feitas pelo homem (tão abertas a interpretações e mudanças). A Justiça se associa às leis imutáveis do universo, o segredo debaixo de todas as casualidades, o sistema funcional que deixa tudo o que conhecemos ser como é — leis que não se pode violar.

Podemos começar falando da lei de causa e efeito, onde todas as ações e estados presentes são consequências de ações passadas, onde ações que parecem insignificantes têm ramificações importantes. Como segunda lei, variante da lei de causa e efeito, é a Lei do Carma, onde, em algum momento, todas as suas ações passadas retornaram a você, talvez modificadas, talvez fortalecidas, mas a lição continuará. Basicamente, você "colherá o que plantou". Seja cuidadoso com as suas ações — essa é a lição que O Louco aprende aqui — porque nada do que fazemos fica sem resposta, e A Justiça é verdadeiramente imparcial.

A Justiça não te dá nada, assim como não tira nada por achar que assim é melhor. Ela não te presenteará com o que você deseja. Com ela, você obtém o que merece, nada mais, nada menos. Se merecer coisas boas, lhe serão dadas sem cerimonias ou felicitações. Se merecer coisas ruins, as receberá sem compaixão ou misericórdia. Aqui O Louco aprende a julgar melhor suas decisões (coisa que não tinha maturidade para fazer n’Os Enamorados), porque não é possível mudar nossas ações uma vez que elas tenham sido realizadas.

COMPARAÇÕES
Tanto no Tarot Universal de Waite quanto no de Tarot de Marselha, A Justiça é representada por uma figura feminina sentada num trono com cortinas ao fundo. Ela carrega uma espada de dois gumes na mão direita e uma balança na esquerda. A lamina de duplo fio é aquela que castigará aqueles que fizeram o mal e premiará os que praticaram o bem. A mesma ferramenta que lhe concederá honras é aquela que ferirá. Tudo depende das suas ações.

Arcano VIII, A Justiça - Como ler tarot
Esquerda: Tarot de Marselha. Direita: Tarot Universal de Waite.

A espada é um instrumento ativo. A cortina da qual está sentada adiante esconde as maquinações do universo, que por vezes trazem resultados surpreendentes. A balança representa o equilíbrio entre o bem e o mal, da ação e reação. Ela forma um triângulo ascendente, espiritual. O encosto do trono forma as "asas" da alma.

NO TAROT MITOLÓGICO
O Carro fora representado pelo deus Ares. Aqui A Justiça é representada por sua irmã, a deusa Atena. Segundo a mitologia, Atena é filha de Zeus com Metis (deusa da prudência), sua primeira esposa. Zeus engoliu a esposa quando ainda estava grávida por medo que sua prole o tirasse do poder — como ele mesmo havia feito com o pai, e o pai com o avô. Depois, acometido de uma forte dor de cabeça, foi visitar Hefestos, que abriu-lhe a cabeça com um machado de bronze e, da ferida, saiu Atena — adulta, vestida e armada, suas vestes foram produzidas por sua mão ainda na cabeça de Zeus. Por fim, Atena acabou ganhando a preferência de Zeus, o que causou ciúmes nos outros deuses.

Diferente de Ares, que apreciava o sangue e o calor da batalha, Atena era a deusa da guerra fria e estratégica. Ela lutava por altos princípios, com a ponderação para preservar e manter a verdade e a justiça. Ela é a imagem do julgamento reflexivo e da racionalização — que é o que separa o homem dos outros animais.

Nascida da cabeça de Zeus — o arquétipo masculino explicado na carta d’O Imperador —, ela não foi "contaminada" pela mãe corpórea que a ligaria ao mundo físico e intuitivo. Ela era livre para julgar os homens imparcialmente porque, diferente deles, ela não estava em comunhão com a natureza e as emoções, o que lhe concebia a capacidade de avaliar imparcial e objetivamente todos os fatores contidos em uma situação. Sua castidade é um símbolo de pureza e rigidez, e de seu caráter que não se deixa influenciar pelo desejo pessoal.

Arcano VIII, A Justiça - Como ler tarot
Na carta, Atena usa roupas brancas de combate e está sentada em um trono dourado. Na mão direita empunha uma espada e na esquerda uma balança — a capacidade de pesar uma coisa em comparação a outra. A espada, como já vimos n’Os Enamorados, simboliza o poder cortante da mente. Há um pórtico sustentado por duas colunas e uma coruja branca pousa no seu ombro esquerdo. Esse é o pássaro de Atena, que identifica clareza de juízo e a perfeita visão. O recinto tem um piso revestido de mármore preto e branco, que sugere a capacidade mental de integrar o claro e o escuro dentro de um padrão ordenado e coerente — equilíbrio, em outras palavras.

Interpretação: pausa para pensar e analisar a situação; equilíbrio, regularidade, harmonia, estabilidade, ordem, lei, virtude, integridade; resolução judicial favorável; bom carma.

Invertida: complicação; fanatismo; desordem; injustiça; intolerância; abuso; recompensa injusta.

Como ler tarot: guia para iniciantes (clique para voltar à lista de outros arcanos).

POST ESCRITO PELO HEKATOR — SIGA-O NO INSTAGRAM

Playlist obscura pro Dia das BruxasIncensos e seus poderes mágicosVelas e poderes mágicosComo usar cristais para proteção
FacebookYoutubeTwitterConheça o autor

Comente com o Facebook:

Últimos Artigos