Carregando...



Como passar o ano novo sozinho em casa

Veja mais guias
Guia para se divertir sozinho!
Discípulos de Peter Pan - Como passar o ano novo sozinho em casa

Meu sonho de réveillon perfeito é estar numa festa privada na praia com gente interessante. A trilha sonora precisa ser música eletrônica sexy de qualidade, um deep house, chillwave ou qualquer coisa que faça querer dançar sem sacudir o cérebro enquanto tomo uns drinks. O Rio de Janeiro oferece ótimas praias, mas todas são cheias. A música é axé ou eletrônica barulhenta e as pessoas sujam tudo com latas de cerveja e xixi — muito xixi. Por outro lado, festas privadas têm ingressos a mais de R$ 500 que não posso pagar. Já que meu clima é particular, tem dois anos que comemoro minha véspera de ano novo em casa. Se meus amigos estão ocupados em outras festas, não grilo: sozinho — e tomando conta dos cachorros que temem os fogos — me divirto do jeito que desejo. Vou dizer como nesse guia.

PASSANDO RÉVEILLON SOZINHO EM CASA
A primeira vez que passei o réveillon completamente sozinho em casa foi quando meus pais decidiram sair e alguém precisava ficar com as cachorras, pois as coitadas têm medo absurdo da barulheira que é o ano novo. Achei justo eles saírem, afinal nunca o fazem. Chamei todos os meus amigos, mas estavam ocupados na praia, em sociais ou presos com as famílias. Me senti terrível, achei que não conseguiria sobreviver de tanta solidão. Bebi um monte de vodka com Coca-cola e fiquei tão bêbado que chorei um bocado na contagem regressiva. Foi a pior véspera de ano novo da minha vida.

No ano seguinte, meus pais quiseram manter a palavra e ficaram em casa para que eu saísse. Fui parar na praia da Barra da Tijuca com meu melhor amigo do terceiro ano do ensino médio, Geraldo, e a perfeição desse início de ano compensou a do anterior: encontramos amigos, um ótimo show de música eletrônica e não quisemos tomar uma gota de álcool, vendo a noite sumir e o dia nascer na areia. No outro ano, fiquei em casa quando meus pais saíram e não sofri como na primeira vez. Eu já havia passado por mudanças na minha personalidade em que tinha definido que meu mundinho particular só pode ser aproveitado 100% por mim, e se não tenho outra opção a não ser ficar em casa, que eu a transforme na melhor opção do mundo.

Desde então, todos os meus anos novos eu fico em casa. Quando os amigos podem, aparecem. Uma vez vieram cinco pessoas. Em outra, só dois. Numa outra, apenas uma. Depois passei a ficar sozinho de verdade, pois decidi aproveitar a virada para ter a casa só para mim.

GUIA DE SOBREVIVÊNCIA PARA ANO NOVO SOZINHO EM CASA
Para ficar feliz e realmente me aproveitar no réveillon, compro comida e bebida suficientes para curtir a noite toda até não aguentar mais e dormir com a sensação de que minha virada conseguiu ser épica. Não épica comparada às viradas de outras pessoas, mas épica para mim, pois sei que a diversão que a gente vê nas ruas nem sempre é genuína. A minha, sendo honesto comigo mesmo, é!

Comida
Geralmente compro pizzas congeladas para fazer no forno, hambúrguer, muito chocolate, sorvete, jujubas, pirulitos, chicletes e leite condensado. Tudo que a gente tem culpa de comer num ano inteiro eu como sem receios na virada. Ah, leia o artigo "Para nunca sentir culpa ao comer hambúrguer", ele vai te ajudar a descobrir a mesma fórmula que eu para não se culpar tanto ao ingerir junk food.

Bebida
Álcool é sempre bom se você curte a onda. Hoje em dia evito beber vodka ou qualquer coisa pura, optando mais para bebidas com sabor pronto, que misturo com bastante gelo, refrigerante ou suco, e vou tomando aos pouquinhos — porque gelo é água, então espero derreter um pouco para serenizar o sabor. Não esqueça de beber água a, pelo menos, cada dois copos de álcool. Nada de exagerar, ainda mais se estiver sozinho, pois ninguém vai te levar para a emergência.

Drogas
Evite o consumo exagerado de drogas, tá bom? Pelo mesmo motivo do exagero com álcool, que é uma droga lícita, ninguém vai te ajudar se você passar mal de verdade. O truque para aproveitar tudo na vida é saber quando parar, ter equilíbrio.

Música
Postei a "Playlist indie pro ano novo" que tem tudo que gosto de ouvir nessa época. Me imagino naquela praia que falei na introdução do post. Já que estou sozinho, posso colocar o volume bem alto, ficar chapado ou bêbado de leve, e relaxar na minha onda — nada melhor do que estar só em casa! Se quiser mais playlists, confira abaixo:

- Playlist para festa de última hora
- 10 músicas para curar tristeza e desânimo
- Playlist feriado: quero me sentir bem
- 10 músicas para transformar sua casa num bar indie rock

Se você tem cães
A audição dos cachorros é melhor que a nossa, por isso eles temem qualquer explosão, mesmo distantes. Fogos no réveillon são um inferno! Para proteger seus amiguinhos, não os deixe sozinhos em casa, feche todas as janelas e portas para abafar o som de fora, ponha música dentro de casa num volume razoável para curtir e disfarçar o som dos fogos e, obviamente, não solte fogos! Acho essa brincadeira tão estúpida quanto soltar balões, mas tem cada um...

Com amigos
Se seus amigos vierem, peça para que cada um traga algo diferente, seja para comer ou beber, e siga as instruções do guia "Como dar a melhor festa no quarto" e "Como dar festa de última hora" — leia mesmo se for passar o ano novo sozinho, pois tem muitas ideias legais.

SOZINHO (MAS COM GENTE EM CASA)
Se você se sente completamente só mas não pode aproveitar a casa porque sua família não sai e você não pode chamar ninguém para festejar contigo — e também não pode ou não quer sair —, não pode ouvir música alta, beber nem nada, a melhor opção é colocar os fones de ouvido ou assistir uma porrada de filmes com toda a comida que indiquei aqui no guia. Quer boas listas de filmes? Olha:

- 10 filmes sobre fugir e tirar férias da sociedade
10 filmes de alienígenas estilo found footage
8 filmes e uma série indicados por blogueiros para o Dia das Bruxas
10 filmes de ficção científica recentes pra ver no final de semana
10 filmes sobre recomeços para ver na primavera

Sua festa particular é para você! Faça o que te agrada dentro do possível e não compare a grandeza da sua comemoração com as dos outros. Sei que é difícil imaginar que está todo mundo se divertindo pelas ruas, mas um dia sua hora vai chegar! Somos jovens, eternos e teremos muitos anos para curtir de outras maneiras, experimentando cada vez mais para filtrar o que funciona e o que não presta para nós. Foque em se dar um bom momento e, quando perguntarem, diga: "minha virada foi per-fe-i-ta".

E espero que seja mesmo!

Como você vira o ano sozinho? Comente!

Como se divertir sozinhoComo dar festa de última horaPlaylist para festa de última hora10 sinais de que você é jovem idoso
FacebookYoutubeTwitterConheça o autor

Comente com o Facebook:

Últimos Artigos