Carregando...



Como se tornar matinal

Veja mais guias
Trocando madrugadas por manhãs!

Há dois anos eu só me sentia inspirado para fazer qualquer coisa na madrugada. Um dos grandes problemas de ficar acordado até tarde era que meu sono ficava bagunçado e mesmo com vontade de fazer um milhão de coisas, ficava cansado demais para me mover — e toda a inspiração era desperdiçada ou adiada para a madrugada seguinte. Foi quando decidi condicionar meu corpo a dormir e acordar em horários específicos, controlando melhor meu tempo de sono, melhorando minha saúde e disposição. Além de ter melhorado meu humor, ao me tornar matinal consegui gerenciar minhas horas úteis do dia, me tornei dono da minha criatividade e me apaixonei pela luz do sol. Quer saber como?

COMO ACORDAR CEDO
Todo começo é difícil, tá? Especialmente se for uma mudança radical, como acordar no horário em que você, depois de uma madrugada ativo, estaria indo para a cama. Tenha paciência nos três primeiros dias e se prepare para rolar muito nos lençóis até pegar no sono e acertar seus horários. Tenho algumas dicas essenciais:

Organize seus horários
Para ter mais controle sobre meus tempo de trabalho e folgas, ainda mais por trabalhar em casa, dividi meus horários: por volta de 23h e 00h vou dormir, acordo às 8h todos os dias — incluindo finais de semana —, tomo café entre 8h30 e 9h, almoço e descanso das 12h às 13h e paro de trabalhar às 18h, tendo o resto da noite para o "Dolce far niente: o que é e como aproveitar". Dormindo todos os dias no mesmo horário e criando uma rotina que o corpo se programa sozinho, fica mais fácil controlá-lo.

Tenha uma motivação para acordar
Adoro trabalhar em casa e passar a manhã respondendo mensagens e esboçando postagens para o blog! Quando tiro o mês para escrever um livro novo, adoro levantar, comer um sanduíche caprichado e escrever até a noite! Ou seja, minha maior motivação para acordar, além de trabalhar no que eu gosto, é comer! Sou tão apaixonado por misto-quente, decorar minha mesa com um pratinho branco, um guardanapo dobrado elegantemente e uma xícara de leite com açúcar que acordar todas as manhãs para cumprir esse ritual "de filme" me faz pular da cama quando o despertador toca.

Abuse de rituais
Como eu disse, ter um ritual para acordar é muito bom, pois a motivação de sair da cama não te deixa tirar cochilos seguidos, se culpando depois por ter perdido o horário — além de bagunçar toda sua noite. Para dormir é a mesma coisa: defina um horário para tomar banho, ferver um chá e se deitar. Meu ritual é tomar um copo de água, escovar os dentes e usar enxaguante bucal. Depois que escovo meus dentes, me sinto proibido de comer ou beber qualquer coisa para evitar bactérias — como um bom virginiano. Toda vez que faço isso, meu cérebro já sabe que estou me preparando para dormir.

Se não consegue dormir de jeito nenhum, leia o guia "Como dormir sem sono: 10 dicas infalíveis".

Evite cochilos, cafeína e comida pesada
Se for tirar um cochilo durante o dia, limite-o a exatos 20 minutos. Use um despertador e assim que tocar, levante sem enrolar. Cochilos são benéficos para a saúde, mas podem bagunçar o horário de sono caso te dominem. Evite cafeína depois de meio-dia e jante entre duas e três horas antes de dormir, para que seu sono seja mais relaxado, fora do momento de digestão.

Torne sua cama aconchegante
Sabe quando você navega no Pinterest e se depara com camas lindas e chamativas que convidam para um sono eterno? Transforme sua cama num espaço em que você deseje deitar. Quando mais chamativa for para você, menos vai parecer que dormir é um empecilho. Dormir se tornará um belo prazer.

Afaste seu despertador da cama
Você é dos que fica apertando "soneca" a cada cinco minutos e acorda atrasado? Afaste seu celular e despertador da cama! Na boa, é melhor nem usar o celular ao menos 30 minutos antes de pegar no sono — muito menos quando você já estiver na cama! Quando o despertador tocar lá do outro lado do quarto, você será compelido a levantar para desligá-lo. Não deite de novo!

Abra as cortinas à noite
Mesmo com os olhos fechados seu corpo sofre influência da incidência de luz solar. Se deixar as janelas abertas — ou usar cortinas leves como as que ensinei a fazer no post "Como fazer cortinas sem costurar" —, ficará mais orgânico acordar, numa transição suave e prazerosa. No começo eu odiava a luz do sol entrando pálida no meu quarto, mas hoje acho tão "coisa de série" que a poesia me domina a levantar com um sorriso maior do que jamais tive ao acordar às 14h depois de uma madrugada virado.

Se você não sente a mínima vontade de mudar de horário e acha que funciona melhor de madrugada, não mude! Se adapte ao que você se sente melhor, como os notívagos! Não é só porque a sociedade diz que é necessário acordar de dia e dormir à noite que você precisa seguir esse modelo! Porém, independemente do modelo que preferir, se organize, se dê um bom tempo de sono e respeite suas necessidade biológicas.

Você prefere as manhãs ou madrugadas? Comente!

Como malhar em casa sem aparelhos20 maneiras de ser alguém melhor10 músicas pra levantar de manhã com esperança no diaComo dormir sem sono
FacebookYoutubeTwitterConheça o autor

Comente com o Facebook:

Últimos Artigos