Carregando...



Medo de ficar por fora: saindo sem vontade de sair

Veja mais autoajuda
Como lidar com isso?
Medo de ficar por fora: saindo sem vontade de sair

Uma característica que critiquei muito num amigo é: ele aceita sair sem vontade real, apenas para não ficar por fora enquanto memórias forem criadas em grupo. Se chamo apenas ele para ir à praia, diz que não está disposto ou inventa oitenta desculpas. Se digo que vai uma galera, ele muda o comportamento e decide ir, já que não suporta a ideia de que depois, quando todos nos encontrarmos novamente, vamos compartilhar histórias e lembranças do dia perfeito enquanto ele ficou em casa. Assim ele aceita ir só porque todo mundo vai — e acaba quebrando o clima. Você é ou conhece alguém assim?

FOMO - FEAR OF MISSING OUT
Apresentado no The New York Times, a sigla FOMO para 'Fear of Missing Out" — ou, como dito nesse artigo do Estadão, o "medo de ficar por fora" — designa a dificuldade de um indivíduo se desligar do mundo social-virtual por um longo período de tempo, querendo participar do que acontece na internet. É o chamado "vício" e não chega a ser uma doença. É apenas rotina.

NA VIDA OFFLINE
No exemplo do meu amigo, aceitando sair sem a real vontade de sair, indo apenas para não ficar de fora, ele é sempre o primeiro a:

a) se isolar a ponto de todo mundo perguntar o que está errado;
b) ficar de cara feia para qualquer coisa e reclamar de tudo;
c) é o primeiro a querer voltar para casa.

Não é chato sair com alguém que critica tudo e não quer experimentar nenhuma aventura porque "o combinado foi assim, assim e assado"? Será que a pessoa não percebe que ela estaria muito mais na vantagem estando em casa do que participando de algo pela metade, apenas para testemunhar o que as pessoas estão fazendo e não se sentir excluída nos desenrolares do dia? Apenas para dizer "eu estava lá"?

SOLIDÃO É A CAUSA?
Preciso concordar que ouvir os amigos falando super bem daquela festa que eu decidi não ir fica chato, e até irritante, pois penso: "cara, eu poderia estar lá também". Porém, minha necessidade de fazer parte foi desaparecendo quando aprendi que respeitar meu tempo e minhas vontades honestas — no caso, a de ficar em casa — me deixa confortável e capaz de aproveitar um momento único, nem que seja dormir o dia inteiro. Até lancei o guia "Como se divertir sozinho" falando disso.

Não é porque todo mundo está indo que a opção de entretenimento será boa. Não quando eu sinto que quero ficar em casa — e, se possível, arrastar todo mundo para debaixo do meu teto como um bom "jovem idoso". Também não significa que essa opção será ruim. Acima de tudo, o medo de ficar por fora, mesmo que presente a todas as pessoas em algum momento da vida, não deve ser sobreposto às nossas reais necessidades. Se pergunte:

Quero ir porque não quero ficar sozinho?
Se sim, o que te moverá a sair de casa é a companhia. Não importa para onde, não importa para o que, você só quer estar perto daqueles que preenchem sua rotina. Não há mal nisso e você pode realmente aproveitar o que diabos acontecer!

Quero ir porque quero curtir o dia?
Também é uma opção saudável, já que você vai se envolver não só com seus amigos, mas nas situações em que se envolverem. Se vão para uma praia, você vai pela oportunidade de curtir praia com seus amigos! O mesmo para baladas, excursões e passeios!

Quero ir porque não suporto a ideia de que meus amigos se divertirão sem mim?
Aqui acho um pouco tóxico para o próprio emocional e para os amigos, que ficarão preocupados com seu bem-estar. Parece que há uma "obrigação" em sair de casa e fazer o que os amigos decidiram porque são maioria, mas não é assim que a banda toca!

Redescubra o prazer de estar sozinho — como falei no artigo "Maluco beleza: quando você se aprecia" — e não se sinta obrigado a participar de todos os eventos que seus amigos inventam. Na realidade, crie seus próprios eventos e histórias para contar quando eles contarem as deles. Não para provar que se divertiu, mas para compartilhar o que você experimentou de bom sozinho. Quando a gente quer se provar para os outros é porque não temos segurança de quem somos. Se encontre. Depois se encontre com seus amigos.

Você tem medo de ficar por fora? Comente!

Como fazer amigos depois dos 20 anos15 tipos de amigos para ter aos 20 anosQuero achar minha triboSer solteiro faz bem: 10 fatos que comprovam
FacebookYoutubeTwitterConheça o autor

Comente com o Facebook:

Últimos Artigos