Carregando...



O que é assexualidade?

Veja mais sexualidade
Sobre quem não gosta de transar.
Discípulos de Peter Pan - O que é assexualidade?

Falei no artigo "O que é gouinage" que durante anos fui chamado de "assexuado", alguém que não sente desejo sexual algum. Dentro dessa categoria da orientação sexual existem diversas subcategorias para explicar e compreender comportamentos diferentes. Hoje falaremos sobre isso, a diferença entre orientação sexual e orientação romântica e que nada disso te transforma num bicho de sete cabeças!

O QUE É ASSEXUAL?
Assexual é o indivíduo que não possui vontade de praticar relações sexuais com outra pessoa, o que não significa que toda pessoa que não quer praticar sexo seja assexual. Ficou confuso? Eu explico: vários motivos levam pessoas a não quererem transar — seja como for. Alguns casos envolvem traumas ou momentos emocionais que as distanciam do aspecto sexual humano. Nesses exemplos é possível "tratar" a falta de vontade sexual com auxílio de um profissional. Um assexual não faz sexo por falta de vontade inata, nascendo dessa maneira da mesma forma que um heterossexual nasce heterossexual ou homossexual nasce homossexual.

UM ASSEXUAL NUNCA FAZ SEXO?
Assim como um homossexual pode se ver numa situação heterossexual ao se apaixonar por alguém do sexo oposto num momento específico, um assexual pode se encontrar em momentos em que o sexo acontece. Para alguns assexuais isso acontece para agradar o parceiro ou por quaisquer motivos sociais que levam seres humanos a irem "contra" suas naturezas às vezes. Para outros assexuais, o sexo é um ato absurdamente desagradável, evitado a qualquer custo.

UM ASSEXUAL SE MASTURBA?
Pode ser que sim. A falta de apetite sexual com outras pessoas, a libido fantasiosa com a imagem de outro ser humano, não é necessária para o ato da masturbação, que pode ser uma necessidade fisiológica. Porém, se você se masturba mas não possui vontade de transar com outras pessoas, certifique-se que não é por vergonha ou costume de se dar prazer. Já assistiu ao filme Don Jon? Se não, recomendo.

ME APAIXONO MAS NÃO TENHO VONTADE DE TRANSAR
Como bem dito no site assexualidade.org, amor e atração sexual são sentimentos que nem sempre caminham juntos. É possível desenvolver afeto e romantismo por alguém sem a parte sexual se fazer presente. Por isso é bom saber a diferença entre orientação sexual e orientação romântica.

Orientação Sexual
Mostra por quais gêneros uma pessoa se sentirá atraída sexualmente. Dentro dessa categoria encontramos homossexuais, heterossexuais, assexuais, bissexuais e panssexuais. A orientação sexual está mais associada ao desejo sexual por um gênero, fazendo com que a libido e o romantismo tenham liberdade para funcionar separadamente — como um bissexual se sentir atraído sexualmente por ambos os sexos mas possuir desejos românticos por alguém do sexo oposto, sendo categorizado então como bissexual heterorromântico.

Orientação romântica
Determina por quais gênero haverá interesse romântico à parte do desejo sexual. As identidades românticas desse indicativo são arromânticos (que não sentem atração romântica), birromânticos (que sentem por pessoas de ambos os gêneros), heterorromânticos (que sentem por pessoas do gênero oposto), homorromânticos (pelo mesmo gênero) e demirromânticos (que se apega a alguém por qual já nutre algum tipo de vínculo afetivo).

Eu, Enrique, vou me usar como exemplo:
Nasci acreditando que era heterossexual pela maneira com que a sociedade me criou para ser. Em seguida, busquei experiência homossexuais que resultaram na minha falta de preferência pelo gênero masculino ou feminino. Depois só me envolvi com meninas, depois só com meninos, mas por ambos não nutri apetite sexual por penetração, me atando apenas às preliminares infinitas — também chamadas de gouinage. Hoje prefiro gouinage a sexo com penetração, me envolvo romanticamente com meninas mas prefiro me envolver romanticamente com garotos. Ou seja: não sou bissexual pois não sinto desejo sexual predominante por meninas. Sou homossexual com expressão sexual gouine — sem penetração —, porém birromântico, já que consigo me envolver romanticamente com meninas e meninos.

Essas nomenclaturas não servem para limitar seu conhecimento ou agrupar pessoas sob etiquetas de tribos. Na verdade servem para que você se conheça cada vez mais a fundo, pois costumamos ter problemas sobre quem somos ou deveríamos ser quando não fazemos ideia de que o mundo é menos "preto no branco" do que parece. Somos plurais e cheios de ruelas cruzando as avenidas de nossa mente.

Não fazendo mal para ninguém e estando bem consigo, você não precisa ser nada. Seja apenas você: se envolva com quem sentir afeto e que dê afeto de volta. Se respeite e se ame para amar o outro. Esse é o segredo da vida.

Se quiser ler mais sobre assexualidade acesse o A2: www.assexualidade.org.

Como assumir sexualidade para os paisBi-curioso ou bissexual: tem diferença? Como contar pro cara que você não gosta de penetraçãoO que é gouinage? Pra quem não gosta de penetração
FacebookYoutubeTwitterConheça o autor

Comente com o Facebook:

Últimos Artigos