Carregando...



10 álbuns musicais para situações muito específicas

Não canso de repetir que eu vivo num filme. Reparo em como a luz reflete nas superfícies, o enquadramento de cada passo dado na rua, o roteiro cult de quando estou no quarto e, claro, a trilha sonora ideal! Além das playlists temáticas aqui do site, e dos rolezinhos com personagens que amamos, separei 10 álbuns musicais que servem para momentos específicos da rotina — e que marcaram o Melhor Verão da Minha Vida! Espero que as recomendações te deem a mesma sorte que me deram para viver cada vez mais feliz, sublimando fantasias na realidade.

Este artigo faz parte do projeto Melhor Verão da Minha Vida 2015. Clique aqui para ver todos os posts dessa categoria e acompanhar minhas aventuras no Rio de Janeiro na estação mais quente do ano!

Para: ouvir a caminho da (e na) praia
Álbum: "Vem Ser Artista Aqui Fora"
Artista: (Banda) Tereza
Ano: 2012
Ouça primeiro: Sandau

Conheci a banda Tereza através de um ex-quase-namorado depois de bebermos um bocado no acampamento que fiz na varanda de casa. Depois de ouvirmos clássicos da house music como "Call On Me" e "Destination Unknown" ele veio com "Endorfinar", clipe colorido, de melodia viciante, e que eu estava muito bêbado para lembrar no dia seguinte. Quando vi o histórico do YouTube, bem depois, dei play e viciei instantaneamente! O último álbum do quinteto, "Vem Ser Artista Aqui Fora" é praieiro, original e ideal para morrer de vontade de praia (se ouvir em casa) ou aproveitar a areia com o volume no máximo. Trabalho nacional para louvar! — Ouça também: "Playlist indie pra curtir praia"

Para: ficar chapado
Álbum: "Talent"
Artista: Heavenly Beat
Ano: 2012
Ouça primeiro: Consensual

Minha melhor onda me entupindo de THC foi com esse álbum. Servindo como música de fundo na transição de sóbrio para chapado, vira obra-prima uma vez que a maconha tem efeito no organismo. Os arranjos, avanços e retrocessos da melodia, a voz como a narração de um devaneio tropical... Me senti tão completo que tentei repetir a experiência no dia seguinte, sozinho em casa, e foi melhor ainda. Existem muitos álbuns para ouvir chapado, muitas músicas para curtir a vibe responsa, mas esse é uma exceção mágica, feito pelos dedos de um cara só. — Ouça também: playlist "10 músicas pra transformar sua casa num bar indie rock"

Para: voltar para casa bêbado ou chapado
Álbum: "Lost in the Dream"
Artista: The War On Drugs
Ano: 2014
Ouça primeiro: Best Night

Como moro na zona oeste do Rio de Janeiro, festas em sítios com reggae, chillout e entorpecentes são comuns no verão. Numa dessas, depois de alterar minha consciência e voltar ao normal horas depois, saquei esse álbum dos fones para me acompanhar durante vinte minutos até em casa. É como se perder num sonho, como o título do álbum diz, e por imaginar minha vida como um filme, essa trilha sonora foi fiel — e ligeiramente psicodélica. — Ouça também: playlist "10 músicas pra levantar de manhã com esperança no dia"

Para: transar com estranhos (com camisinha, óbvio)
Álbum: "Within and Without"
Artista: Washed Out
Ano: 2011
Ouça primeiro: Echoes

Um dos projetos musicais mais sexy que conheço, tem sincronia para servir como música de fundo de última hora, quando você conhece alguém pelas dicas que dei no vídeo "Como se dar bem no Grindr, Tinder, Bender". Lembre-se de tentar saber com quem você está se envolvendo! Se não tiver maturidade ou discernimento, melhor ficar em casa. Use camisinha sempre, pois sexo casual perde o descompromisso quando você contrai uma doença que vai te acompanhar por meses — ou até o fim de seus dias. — Ouça também: "Playlist para gouinage"

Para: andar de ônibus à noite
Álbum: "I Love You."
Artista: The Neighbourhood
Ano: 2013
Ouça primeiro: Alleyways

Descobri na banda The Neighbourhood uma das melhores companhias para andar de ônibus nas noites em que me sinto animado. Geralmente fico com Bon Iver, Stars, Death Cab for Cutie ou qualquer coisa avulsa, mas o álbum "I Love You." combina tanto com os borrões de paisagens na janela quanto com o ar-condicionado que funciona mal nas linhas de ônibus carioca. Tenho a sensação de estar vivendo no Tumblr — leia meu artigo "Se minha vida fosse como fotos do Tumblr" para compreender o porquê. Épico.
Ouça também: "Playlist para dias de chuva"

Para: ficar em casa
Álbum: "The Suburbs"
Artista: Arcade Fire
Ano: 2010
Ouça primeiro: The Suburbs

O nome do álbum é "Os Subúrbios", e por morar na periferia cercando a cidade do Rio de Janeiro, dou play nesse álbum em tardes de domingo antes de pegar a bicicleta e viver na pele o que essa banda criptografou em música. Para mostrar que tem mais a ver com sua casa e território, assista ao curta Scenes from the Suburbs, dirigido pelo Spike Jonze (diretor do filme Ela — Her, no original), inspirado diretamente pelo álbum da Arcade Fire. É juventude e fronteiras dialogando o tempo inteiro.
Ouça também: "Playlist para navegar no Tumblr"

Para: andar de bicicleta
Álbum: "Pure Heroine"
Artista: Lorde
Ano: 2013
Ouça primeiro: Team

Também com cara de subúrbio, o álbum é mais legal se você entender a língua inglesa, pois toda a poesia de juventude, território e aproveitar a vida com o que você tem meio que transborda da Lorde. Montado na bike e cantando "vivemos em cidades que você nunca verá na TV" também me sinto numa foto do Tumblr. É o suficiente para mim.
Ouça também: playlist "10 músicas pra namorar escondido no quarto"

Para: pré-balada
Álbum: "Sucker"
Artista: Charli XCX
Ano: 2014
Ouça primeiro: Famous

Tive preconceito antes de ouvir Charli XCX, e ao superá-lo me surpreendi com um pop-rock divertido, vazio até onde precisa e cheio de atitude. É o que mais tem tocado antes de eu sair para uma festa ou balada, pois carrega baterias em minutos!
Ouça também: "Playlist para voltar pra casa depois da balada"

Para: fugir de casa
Álbum: "Save Rock and Roll"
Artista: Fall Out Boy
Ano: 2013
Ouça primeiro: Alone Together

Brigou com os pais e quer dar uma volta para sumir? Vai sair de casa mas não consegue desapegar da saudade e medo de "virar adulto"? Esse álbum da banda Fall Out Boy sintetiza um pouco de coragem para te empurrar à frente. Especialmente se ouvir "Alone Together" com um amigo que esteja indo para o mesmo lugar que você.
— Ouça também: playlist "10 músicas sobre sair do bairro/cidade que te prende".

Para: ressaca de domingo
Álbum: "Plans"
Artista: Death Cab for Cutie
Ano: 2005
Ouça primeiro: Marching Bands of Manhattan

Minha banda preferida é também a banda que mais me fez chorar, já que a conheci na série The O.C. e todo o clima que me deprimia aparece nas letras geniais, melodias planejadas minuciosamente e na calmaria exata para recompôr energias gastas após uma noite de exageros. Hoje não choro mais. Hoje aprecio como um bom vinho — mas só de falar em álcool a ressaca incomoda de novo... — Ouça também: playlist "10 músicas pra curar tristeza e desânimo"

Rolezinho com Peter Pan: playlist e estiloGay folk + indie playlistSepetiba às 23 horas: tour na periferia do RioMadrugadas no meu quarto

Comente com o Facebook:

Últimos Artigos