Carregando...



Como diminuir pé-direito usando tinta (rebaixar teto)

DDPP - Como diminuir pé-direito usando tinta (rebaixar teto)

Quer saber como rebaixar teto sem gesso ou forro de PVC? Usando tinta dá para criar ilusões que diminuem o tamanho do pé-direito do ambiente (sala, quarto, banheiro etc) e constrói curiosidade num charme descolado!

Fiz no meu quarto e não só funcionou como se tornou um ponto de interesse num espaço "inútil"! Se acha seu quarto alto, pouco aconchegante, e não tem dinheiro ou não quer rebaixar o teto usando métodos convencionais, esse é um jeitinho divertido para experimentar!

*Veja o tour por meu quarto no artigo "Quarto Enrique Coimbra (2015)"!

COMO REBAIXAR TETO SEM USAR GESSO OU FORRO?
A ideia é simples: mesmo que seu teto seja no tijolo (direto na laje, no popular), pinte-o de uma cor densa ou escura. A sensação de rebaixamente será automática se suas paredes forem mais claras, pois a cor escura em cima de seus olhos "achatará" o ambiente. Se seu pé-direito for muito alto mesmo, o resultado fica melhor se pintar uma moldura ao redor do teto, como eu fiz — acho que tenho mais de 3m de teto não rebaixado, então minha moldura é uma tira grossa como a foto:



PINTAR TETO COLORIDO PODE?
Pode e funciona da mesma maneira! Claro que se suas paredes forem mais escuras que a cor do teto e moldura, parecerá que as paredes estão comprimindo e que o teto é mais alto do que realmente é. Montei uma galeria com imagens de tetos coloridos para você se inspirar. Mesmo que a cor seja chamativa e clara, se fizer a paleta certa você não só diminuirá a altura do ambiente, mas também criará mais uma "peça de design" no encanto total do lugar. Só olhar os exemplos abaixo e outros na galeria:

Como diminuir pé-direito usando tinta (rebaixar teto)

Como diminuir pé-direito usando tinta (rebaixar teto)

Como diminuir pé-direito usando tinta (rebaixar teto)

Na foto de baixo um exemplo do teto mais claro que as paredes, alongando o cômodo verticalmente (feito o céu!):

Como diminuir pé-direito usando tinta (rebaixar teto)


Fotos retiradas do site Apartment Therapy.

Siga o painel Tetos Coloridos de Enrique no Pinterest.

EXPERIÊNCIA PRÓPRIA
Minha casa não é rebaixada em gesso ou PVC e gosto dela assim, alta. Por ser compacta e de cômodos minúsculos, se rebaixássemos seria claustrofóbico — mesmo para acabamento liso, "escondendo" tijolos, não acho que valeria o dinheiro por simples senso estético. Pensando em assumir esse lado rústico e brincar com a altura do quarto, deixei as paredes brancas após a redecoração e mantive as grossas molduras cinza-chumbo que diminuíram a altura, tornando meu universo mais aconchegante. Ao mesmo tempo abuso das cortinas que eu mesmo fiz sem costurar, que vão do teto ao chão, contrastando a potência de utilizar o espaço superior ao nível dos olhos — e não me arrependo.

Afinal, se não gostar ou achar feio é só passar tinta e consertar o problema :)

Como fazer tapete urso Como fazer camisa hippie (spiral tie dye)Como fazer arara de roupas sem gastar nadaComo fazer cortina sem costurar

Comente com o Facebook:

Últimos Artigos