Carregando...



Como ser amigo do ex-namorado(a) em 5 passos

Como ser amigo do ex-namorado(a) em 5 passos - Discípulos de Peter Pan
Observando casais terminarem e usando exemplos de minha atribulada vida romântica, a frustração de ver um relacionamento afundar destrói amizades que poderiam sobreviver sem o fator "paixão". Quando é você quem termina, ser tachado de monstro é comum e ignorar a pessoa que ataca pode ser uma saída saudável. Acho que a raiva passa, assim como tudo na vida, e não seria legal perder alguém que teve valor no passado só porque o romance se esgotou.

Nesse guia vou dar dicas de como se reaproximar dessa pessoa especial e salvar o mínimo de contato para uma amizade à parte de expectativas ou paixonites. Chega junto:

1. Dê tempo

Se foi você quem terminou o namoro é normal o outro sentir muita raiva por você ter destruído expectativas de um futuro maneiro, por isso deixe que a poeira abaixe antes de propor uma amizade. Deixe a pessoa ficar em silêncio ou xingar o quanto achar necessário. Seja maduro para respeitar que nem todo mundo sente as coisas da mesma maneira — e que num relacionamento também é comum haver uma pessoa que "se joga" mais do que a outra, que geralmente não é quem termina. Acima de tudo, não se martirize. Vale mais um término honesto que um relacionamento de mentira.

— Leia o guia "Como aceitar que a amizade acabou"

2. Converse honestamente

Quando a poeira abaixar contate seu (ou sua) ex e se abra: "quero ser seu amigo, mas precisamos conversar antes para esclarecer algumas coisas sem brigas, no tempo que você quiser", e deixe a pessoa te procurar quando se sentir pronta. Quando acontecer, mate dúvidas sobre como a pessoa se sente para ver se estará tudo bem para que, futuramente, vocês possam sair com novos namorados ou para locais onde envolvimento com outras pessoas ocorra, como uma festa.

Diga o valor que seu ex tem e que isso nunca mudará. Se seu ex não te procurar, não perturbe. Você pode querer amizade, mas a outra pessoa pode não querer nada além de namoro. Não julgue, pois cada um é cada um.

— Leia "Não chore porque acabou, sorria por ter acontecido"

3. Convide para noites em grupo

Se conversaram honestamente, o próximo passo é reinserir seu ex na rotina para que ele veja que as coisas mudaram, obviamente, mas o carinho que vocês têm não se perdeu. Em vez de convidar o ex para uma balada ou festa onde ele seja obrigado a te ver beijando outras pessoas, comece devagar: social em casa apenas com amigos em comum, cinema em grupo etc. Deixe esse processo natural e não invente eventos apenas para que seu ex e você quebrem o climão que ficar.

— Leia "10 razões para dar férias ao coração"

4. Evite ficar a sós

Mesmo que a paixão da sua parte tenha acabado e você quem tenha terminado, a reaproximação depois de um tempo pode te despertar uma faísca de paixão que vai morrer no momento que vocês terminarem de se beijar (ou transar). O que sobrará disso é vergonha, arrependimento, culpa e, pela pessoa que está lutando para não gostar mais de você como namorado, falsas esperanças. Evitem assistir filmes sozinhos num quarto, corra de romances no cinema e tenham ao menos mais uma pessoa acompanhando vocês pelas aventuras da vida. Não brinque com os sentimentos dos outros.

— Leia o artigo "Eu te adoro é o novo eu te amo?"

5. Evite assuntos mal-resolvidos

Pode rolar de assuntos mal-resolvidos pintarem como desculpas para discussões que não fazem mais sentido. O ideal é que vocês se acertem no item "2" dessa lista, colocando na mesa tudo aquilo que ficou pendurado. Se perceber que a pessoa está te atacando, seja honesto e diga que se algo ainda a magoa vocês podem conversar a sós para resolver ou dar mais tempo até que fique fácil digerir a nova rotina.

O importante é não alimentar brigas e entender que se a pessoa não quiser ser sua amiga e sim te usar como saco de pancadas, a melhor decisão será o segundo afastamento, dessa vez da própria amizade, pois só o tempo é capaz de curar mágoas tão profundas.

Como terminar namoroComo controlar ansiedade para namorarComo arrumar namorado?Experimente 10 coisas antes de namorar

Comente com o Facebook:

Últimos Artigos