A depressão é um distúrbio afetivo que faz com que a pessoa sinta-se profundamente triste por longos períodos de tempo. Além disso, a doença faz com que a pessoa tenha problemas para lidar com a sua vida pessoal e profissional, afetando a sua autoestima, energia e motivação. As causas dessa doença podem estar ligadas a alguma hereditariedade genética, traumas de infância, problemas emocionais, distúrbios neurológicos etc.

depressao

Uma boa noite de sono: isso é primordial para melhorar a qualidade da sua saúde mental e assim evitar essa doença. As chances de desencadear uma depressão diminuem quando as noites são boas. O ideal é dormir 8 horas por dia. As pessoas que dormem bem diminuem as chances de contrair depressão quando comparado àquelas com problemas no sono como insônia e hipersônia.

Ter uma alimentação saudável: isso também é essencial para manter o seu bem-estar mental e evitar a depressão. Alimentos com baixo teor de gordura, ricos em ômega 3, como peixes, vegetais, frutas, grãos integrais, nozes e ácido fólico ajudam a melhorar o seu humor e combatem a depressão. Evitar o consumo de álcool e diminuir as doses diárias de cafeína também auxiliam na prevenção dessa doença.

Meditação: ao meditar, o seu corpo libera um hormônio chamado serotonina, o qual está relacionado à felicidade, equilibrando as suas emoções. A prática da meditação também reduz a ansiedade, sintoma que atrapalha o dia a dia das pessoas, proporcionando muito sofrimento.

Fazer boas amizades: para evitar a depressão, é importante ter boas amizades. Ter com quem contar em momentos difíceis é muito importante para conseguir superar os problemas e ter motivação para continuar. Os amigos vão afastar você da solidão, aconselhando sempre que necessário. O acolhimento fará você se sentir importante e, ao compartilhar as suas dificuldades, os fardos se tornarão menores, diminuindo a sobrecarga emocional.

Atividades Físicas: são um dos melhores remédios no combate à depressão. Os exercícios aumentam a temperatura do corpo, proporcionando um efeito calmante no sistema nervoso central. Além disso, eles liberam substâncias químicas, as quais são responsáveis pela melhora do seu humor. Por isso, é importante que você realize qualquer tipo de atividade física.

Psiquiatra Sao Paulo / Psiquiatra Brasilia